Fechar
GP1

Piauí

Moradores de Assunção do Piauí usam o Bolsa Família para sobreviver, diz reportagem da BBC Brasil

Do total de moradores, 1.500 famílias contam com o benefício, sendo que cada uma pode ter de quatro a 14 pessoas.

A BBC Brasil publicou ontem (14) uma reportagem sobre a cidade de Assunção do Piauí, onde são mostrados os principais problemas sofridos na região. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a população de 7.500 pessoas ganha em média R$ 137 por mês, sendo que, entre os 25% com menor renda, a média mensal é de R$ 27.

Conhecida como a capital do feijão, o trabalho na roça é a única opção para a maioria. Parte da população ainda não desistiu de plantar. Segundo a assistente social Ana Alaídes Soares Câmara, o município é o segundo maior plantador da leguminosa no estado.

O problema está na hora da colheita. As safras têm sido ruins e, mesmo quando as chuvas colaboram no semiárido, o difícil acesso e o isolamento da cidade dificultam a venda.

Segundo a reportagem, a cidade está vendo um crescimento do comércio impulsionado pela renda dos beneficiários do Bolsa Família, que usam o cartão com os recursos do programa para comprar alimentos nos mercadinhos do centro.

Do total de moradores, 1.500 famílias contam com o benefício, sendo que cada uma pode ter de quatro a 14 pessoas. Outro problema ainda na região é a taxa de analfabetismo de quase 40% entre pessoas com 15 anos ou mais.

Veja reportagem na íntegra
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.