Fechar
GP1

Piauí

Pesquisa da CNM mostra o atual quadro partidário nos municípios piauienses

Mas a pesquisa da CNM mostra que a maioria dos partidos perdeu força para este novo pleito de 2012. Um exemplo é o PTB, que tinha 71 prefeitos e agora conta com 63.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que a maioria dos grandes partidos perdeu força política entre as eleições de 2008 e a que está prevista para este ano.

No Piauí, as maiores baixas ficaram com o PTB. Mas o DEM, PP, PSDB e o PTB tiveram reduções em seus quadros de prefeitos eleitos em 2008. Já o PMDB, PPS, PRB, PRP, PRTB, PSB e o PSD aumentaram o número de prefeitos. PC do B, PMN, PR, PT e o PTC mantiveram o número de gestores no cargo.

A pesquisa foi realizada em duas etapas: num primeiro momento, foram cruzados os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das federações regionais de municípios e da própria CNM com o objetivo de detectar onde houve mudança de prefeito desde 2009. Na etapa posterior, os municípios foram contatados individualmente pelos pesquisadores com o objetivo de esclarecer os motivos.

Eleições em 2008

O resultado final das eleições de 2008 no Piauí mostrou que o PTB, partido liderado pelo senador João Vicente Claudino, presidente regional da legenda, foi o grande vencedor com a eleição de 71 prefeitos, seguido do PSB, partido do governador Wilson Martins, com 38 eleitos e em terceiro o PMDB, com 36.

Mas a pesquisa da CNM mostra que a maioria dos partidos perdeu força para este novo pleito de 2012. Um exemplo é o PTB, que tinha 71 prefeitos e agora conta com 63.

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, esses números não são definitivos e “novas mudanças ainda podem acontecer”, adianta.

Veja aqui a relação dos municípios

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.