Fechar
GP1

Piauí

Começam obras de recuperação de barragens no interior do Piauí

Serviço começa pelas barragens Joana, Cajazeiras e Caldeirão.

Imagem: Paulo BarrosClique para ampliarBarragem no interior do Piauí  (Imagem:Paulo Barros)Barragem no interior do Piauí
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) já autorizou o início das obras de recuperação de mais três barragens públicas no interior do Piauí. Nas obras, o governo vai investir R$ 1,3 milhão, recursos do Ministério da Integração Nacional.

De acordo com o edital de licitação, serão beneficiadas as barragens Joana, em Pedro II, Caldeirão, em Piripiri, e Cajazeiras, em Pio IX. O Governo do Estado, por sua vez, trabalha na recuperação de outras barragens, como Poços, Algodões II e São Vicente.

O trabalho atinge as barragens mais antigas, como a de Cajazeiras - construída há mais de 50 anos - e que exigem uma atenção maior. A barragem Joana, por sua vez, apresentou problema na tomada d’água no inverno de 2004 e necessita de recuperação na sua estrutura. Na barragem Caldeirão, serão executados serviços de manutenção para correção.

Os reservatórios atendidos pelas obras estão na relação de barragens que necessitam de reparos, feita a partir de fiscalização de engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PI), no ano passado.

O governador Wilson Martins também quer recursos para recuperar as barragens Petrônio Portella, em São Raimundo Nonato, Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, Salinas, em São Francisco do Piauí, e Piracuruca, no município de Piracuruca. Ele já fez a solicitação ao Governo Federal.

As barragens servem para abastecimento das populações do entorno, para agricultura de vazante e para piscicultura. Recentemente, o Dnocs recuperou a Barragem de Bocaina, que tem a função de perenizar o rio Guaribas e que também é usada para irrigação e piscicultura.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.