Fechar
GP1

Piauí

Eletrobras vai padronizar instalações elétricas para evitar gambiarras em bairros de Teresina

O combate às gambiarras faz parte do programa de regularização de unidades consumidoras que a Eletrobras vem desenvolvendo no Estado.

A Eletrobras Distribuição Piauí (antiga Cepisa) vai padronizar as instalações elétricas dos bairros Reis Veloso, Piauí, Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia, na cidade de Parnaíba, a 330 quilômetros ao Norte de Teresina. Ainda na cidade, mais 184 unidades consumidoras serão regularizadas.

A empresa anunciou também a eliminação das chamadas gambiarras em 94 residências nas localidades Água Fria, Porção II, Alto do Meio e Retiro, na zona rural do município de Campo Maior, a 82 quilômetros de Teresina.

O combate às gambiarras faz parte do programa de regularização de unidades consumidoras que a Eletrobras vem desenvolvendo no Estado. Trata-se de um conjunto de ações para reduzir as perdas e garantir a segurança e a qualidade da energia fornecida. Hoje, de toda a energia disponível no sistema elétrico da Eletrobras Distribuidora do Piauí, 33,11% não são faturados. Deste percentual, 21,9% são de perdas decorrentes de desvio, fraude e furto.

A partir deste ano, todos os cabos utilizados na rede de baixa tensão são isolados, diminuindo a possibilidade de suspensão do fornecimento de energia provocada por contato de árvores e dos fios entre si.

Até 2013, serão investidos R$ 33,8 milhões no combate às gambiarras, beneficiando diretamente a cerca de 30.840 consumidores no Piauí. Para deixar as instalações elétricas dentro dos padrões da Eletrobras, será necessária a utilização de mais 17.959 postes de média e baixa tensão, instalar 308 transformadores de distribuição e construir 678 quilômetros de rede. De 2007 a 2011, os investimentos no Estado chegaram a R$ 14,5 milhões, atendendo a 18.242 famílias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.