Fechar
GP1

Piauí

Dia Mundial do Autismo será comemorado amanhã com caminhada

Ás 9h, o "Encontro Azul pelo acolhimento dos Autistas" vai acontecer por meio de um café da manhã, oferecido para mais de 200 famílias, na sede da AMA, localizada no Bairro Primave

Será comemorado nesta segunda-feira (02 de abril), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). O evento é uma realização da pela Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA) e outras entidades que contam com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

Ás 9h, o “Encontro Azul pelo acolhimento dos Autistas” vai acontecer por meio de um café da manhã, oferecido para mais de 200 famílias, na sede da AMA, localizada no Bairro Primavera. À tarde, a “Caminhada Azul pelo Autismo”, na Avenida Raul Lopes, a partir das 16h30, sairá do balão da Ponte da Primavera até a Ponte Mestre João Isidoro França - a Ponte Estaiada -. Esse deverá ser o momento que reunirá o maior número de pessoas.


Azul

Todas as pessoas que participarem dos eventos relacionados ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo deverão vestir azul, considerada a cor do autismo. Os organizadores das comemorações pedem que a população vista azul ou ilumine algo de azul no dia 02 de abril.

“O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma data importantíssima no calendário anual de eventos afirmativos dos direitos da pessoa com deficiência”, disse o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina. Ele informa que, de acordo com dados oficiais, o autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. Em crianças, o autismo é mais comum do que o câncer, a AIDS e o diabetes.

Levantamento

No Piauí ainda não há um levantamento preciso do número de pessoas afetadas pela síndrome, mas estatísticas atuais apontam para a ocorrência de um caso de autismo a cada 100 crianças nascidas em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.

As atividades relacionadas à data prosseguirão no dia seguinte (03-4), com o I Ciclo de Palestras sobre Autismo, com o tema “Autismo: Diagnóstico e Tratamento”.

As palestras estão sendo organizadas conjuntamente pela AMA e Faculdade de Ensino Superior do Piauí (Faespi), e acontecerão no auditório da Faespi, abordando temas, como “Autismo e Diagnóstico”, “Metodologias de Atendimento para Crianças Autistas”, e “Autismo e Linguagem”. O psiquiatra Rubens Lima, a psicóloga Tereza Brito, a fonoaudióloga Naianna Oliveira e a musicoterapeuta Karine Vieira estão entre os profissionais convidados para ministrar as palestras.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.