Fechar
GP1

Piauí

Secretário de Segurança Robert Rios relaciona greves com o aumento de crimes em Teresina

O Diretor de Comunicação do Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI) rebateu as colocações do Secretário de Segurança Pública

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) revelou números alarmantes sobre a segurança no Estado, em especial os crimes cometidos na cidade de Teresina, onde os dados são mais preocupantes.

De acordo com os dados divulgados pelo Sinpolpi, o número de homicídios em fevereiro deste ano cresceu 139% em relação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2012 ocorreram 41 assassinatos, enquanto no mesmo período de 2011 foram registrados 17 homicídios. A pesquisa revela ainda que, do total de 41 homicídios registrados em todo Piauí, 27 aconteceram somente em Teresina, representando aproximadamente 66% dos casos.

Em entrevista a um programa de TV local, na manhã desta terça-feira (8), o Secretário de Segurança Pública, Robert Rios, disse que “é triste ter que comentar sobre essa pesquisa, pois a sociedade pode ficar com receio em relação a sua própria segurança. No entanto, é fato que nesse momento muitos jovens estão fora da escola, devido às greves que estão acontecendo, não é uma relação direta, mas enquanto os alunos estão sem aula aumenta-se o risco de envolvimento em crimes”.

Imagem: Manuela Coelho/GP1Secretário Robert Rios(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Secretário de Segurança Pública Robert Rios

O secretário acrescentou ainda: "Alguns professores que estão participando das reivindicações pelo aumento do piso salarial e que são responsáveis por educar muito desses jovens cometem atos que vão de encontro à conduta ensinada na escola. E agora com a greve dos motoristas e cobradores dos ônibus coletivos, como os estudantes vão ao colégio caso os professores iniciem às aulas?”, questionou.

"Dessa forma, apesar das Polícias Civil e Militar estarem se esforçando nós não estamos conseguindo contornar a situação com tantas instituições paradas por motivos de greve e outros mais", finalizou o secretário.

O Diretor de Comunicação do Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI), Kassyus Lages, rebateu as colocações do Secretário de Segurança Pública do Estado.

“O secretário foi muito infeliz ao comparar os alunos a marginais. Se fosse assim, as escolas passariam a ser presídios. A verdade é que o secretário está tentando jogar a responsabilidade da segurança pública que é dele aos professores, plantando demagogia nos meios de comunicação ao invés de resolver assuntos da sua área. A nossa categoria condena veemente a posição irresponsável que ele assumiu, mas acreditamos que ele irá se retratar e desfazer tudo isso”, finalizou Kassyus Lages.

Imagem: ReproduçãoKassyus Lages(Imagem:Reprodução)Kassyus Lages

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.