Fechar
GP1

Piauí

Exposição em comemoração aos 177 anos da PM movimenta o Teresina Shopping

O evento segue até quinta-feira (21) e além de apresentar a tecnologia utilizada pela corporação, apresenta a 1ª viatura do ano de 1965.

História e tecnologia dividem a praça de eventos do Teresina Shopping para comemorar os 177 anos da Polícia Militar do Piauí. A I Exposição da corporação segue até a próxima quinta-feira (21) e conta com estandes das diversas frentes que apresentam aos visitantes suas ações e instrumentos de trabalho.

Logo na entrada os visitantes encontram uma verdadeira relíquia: um fusca preto e branco, ano 1965. “Esta é nossa apresentação histórica. Adquirimos este fusca em 1965 e ele foi nossa primeira viatura móvel”, explica o Major Jorge Lima, relações públicas da PM.

Imagem: Thiago Amaral Exposição da PM (Imagem:Thiago Amaral )Exposição da PM
No estande do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Rondas Ostensivas de
Para a atendente Yara Penelope, a exposição é uma ótima oportunidade de aproximar a polícia da sociedade. “Estou gostando muito de ver de perto os equipamentos utilizados para nossa segurança. Sou funcionária aqui do Shopping e me surpreendi com a exposição”, declara Yara.

A Polícia Militar conta ainda com ações de prevenção, que educam crianças e adolescentes no combate ao uso de drogas. “Aqui o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) apresenta suas frentes de trabalho e informa a população de como atuamos junto à escola e a família na prevenção das drogas. Uma das nossas ações mais conhecidas é o Pelotão Mirim que atende crianças de 7 a 14 anos, orientando através de atividades lúdicas e combatendo a proliferação das drogas”, explica o Tenente Coronel Baltazar, coordenador estadual do Proerd.

Imagem: Thiago Amaral Exposição da PM (Imagem:Thiago Amaral )Exposição da PM


Animais empalhados são uma atração a parte da exposição. Os policiais da Polícia Militar Ambiental falam das apreensões e entregam folders informativos com o intuito de conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente. O maior número de ocorrências dizem respeito a criação de animais silvestres. “Nossa principal ação é em torno da apreensão de animais silvestres criados em cativeiros. Nosso trabalho de fiscalização e principalmente, as denúncias nos levam a atuar esses infratores que podem pegar de seis meses a um ano de prisão e ainda, multa de R$ 500 a R$ 5 mil reais”, explica a Tenente Liliane Bezerra.
Guardião Eletrônico

“Com esse recurso fazemos o policiamento digital de Teresina e já em fase experimental com três câmeras em Picos e futuramente, 21 câmeras em Parnaíba. São câmeras de alta resolução que nos dão maior visibilidade para o policiamento ostensivo. Já registramos e pudemos combater ações como roubos de carro, uso de drogas e outras ações”, esclarece o Major Edson Júnior, da Polícia Militar.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.