Fechar
GP1

Piauí

Assembleia decide rumo da greve dos professores da UFPI

Na UFPI, entre 90% e 95% dos quase1, 4 mil docentes da universidade aderiram ao movimento,.

Os professores da UFPI realizam na próxima segunda-feira (11) assembléia geral da categoria. Eles vão avaliar o quadro geral do movimento, que completará 26 dias na segunda-feira. A greve teve início dia 17 de maio passado e conta com a adesão de 51 instituições de ensino de todo o País. A assembleia ocorrerá no Auditório da ADUFPI, a partir das 16h.

Na UFPI, entre 90% e 95% dos quase1, 4 mil docentes da universidade aderiram ao movimento, segundo estimativa do Comando Local de Greve (CLG). Os professores contam com o apoio dos estudantes.

Segundo o presidente da ADUFPI Mário Ângelo “A Administração Superior da UFPI, já reconhece a greve dos docentes. Além do documento encaminhado para a ADUFPI pelo Reitor reconhecendo-a e instituindo as Pró-Reitorias e a DRH como interlocutoras do Movimento, recentemente a pró-reitoria de ensino de graduação (PREG) suspendeu o calendário de oferta de disciplinas para as matrículas do segundo período de 2012 marcado para iniciar na próxima segunda-feira (11).”

Os professores reivindicam um plano de reestruturação da carreira, que foi acordado com o governo federal para março deste ano. Entre as reivindicações, está a redução de níveis de remuneração (de 17 para 13), variação de 5% entre os níveis e um salário mínimo para a carreira de 2.329,35 reais referente a 20 horas semanais (atualmente, esse valor é de 1.597,92 reais). Os professores pedem também melhores condições de trabalho.

De acordo com o presidente da ADUFPI Mário Ângelo “No último dia 05, durante a Marcha pela Educação que reuniu 15 mil pessoas em Brasília, o MEC recebeu as entidades do setor da educação e prometeu seguir com as negociações na terça-feira (12). Seguramente, é a pressão do movimento que hoje se amplia e já conquista a sociedade, que abriu essa possibilidade, mas queremos que o governo apresente uma proposta concreta para as nossas reivindicações”.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.