Fechar
GP1

Piauí

Governo do Estado do Piauí amplia ações de assistência à mulher

O Piauí é o estado com os menores índices de violência contra a mulher.

O Piauí vem se destacando nacionalmente quando do combate à violência contra a mulher, bem como em relação às ações preventivas com vistas à preservação deste segmento. Com isso, o Governo do Estado, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) implementou o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência, que ampliará os programas de assistência às mulheres vítimas de violência, além de facilitar serviços para qualquer pessoa do sexo feminino que necessite de auxílio.

De acordo com a diretora de Políticas Públicas para as mulheres da Sasc, Sônia Terra, é importante que os municípios piauienses busquem a assinatura do plano. Por meio dele, a administração das cidades terão mais recursos para ampliar as ações em defesa desta parcela da população, a exemplo da criação de mais delegacias especializadas, juizados e centros de referência.

Atualmente, o Piauí é o estado com os menores índices de violência contra a mulher e o nono estado com o maior número de denúncias. Para a diretora, essa estatística é reflexo dos avanços do estado no que se refere à conscientização da sociedade sobre os direitos da mulher e o acolhimento das vítimas de violência.

“Existem várias políticas que podem atender a essas mulheres vítimas de violência, assim como na prevenção. São políticas junto à educação e à Secretaria de Trabalho, possibilitando a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, a qualificação através de cursos, especializações e o acesso à educação. A assinatura desse pacto no estado possibilitou que houvesse a ampliação desses organismos”, enumera Sônia Terra.

As mulheres vítimas de violência ou mesmo aquelas que de alguma forma necessitam dos serviços do Centro de Referência terão o acesso facilitado, já que o local está mudando de endereço, saindo da zona Norte para o Centro da capital. É válido ressaltar que o Centro de Referência é a porta de entrada para qualquer serviço social voltado à mulher, seja psicológico, médico ou assistencial.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.