Fechar
GP1

Piauí

Wilson Martins anuncia investimentos para resolver problemas no abastecimento de água no Piauí

Na proposta, a prefeitura ficaria responsável pelos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário, deixando a Agespisa trabalhar apenas na região entre os rios Parnaíba e Poti.

O governador Wilson Martins (PSB) comentou nesta quinta-feira (17) sobre a proposta do prefeito Firmino Filho de municipalizar parte dos serviços da Agespisa. Na proposta, a prefeitura ficaria responsável pelos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário, deixando a Agespisa trabalhar apenas na região entre os rios Parnaíba e Poti. 

Segundo Wilson Martins, ele fará uma série de investimentos, como a construção de uma adutora com uma nova Estação de Tratamento de água (ETA) que deve ajudar a resolver os problemas com a água na capital, não precisando necessariamente da municipalização.

“Sobre a Agespisa, nós já tomamos uma decisão sobre ela. Fiz uma reunião com a secretaria de planejamento, com a área econômica do governo, e estou disponibilizando de forma emergencial, com recursos do Tesouro, R$ 50 milhões para resolver o problema de abastecimento de água emergente no Piauí. Estive ontem no Ministério das Cidades, e fomos muito bem recebidos pelo ministro e apresentamos para ele uma série de projetos, tanto sobre a água, como de saneamento básico”, disse Wilson Martins.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wilson Martins(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wilson Martins

O governador afirmou ainda que irá construir uma adutora, para ajudar a resolver o problema da água em regiões como a zona Norte, na área da Santa Maria da Codipi, onde o abastecimento acontece através de poços tubulares.

“Estamos há 3 anos com pouca chuva. Os poços evidentemente diminuíram a sua capacidade de água e então nós vamos fazer uma grande adutora. A maior daqui de Teresina.

Capturando água do Rio Parnaíba, tratando e distribuindo essa água. A última ETA construída no Piauí foi na década de 90 e vamos construir uma agora, de forma bem rápida, com os recursos que temos reservados do nosso próprio tesouro. Uma subdelegação demanda tempo, e é urgente essa situação de trabalhar a revitalização de água.Essa é uma ação específica do governo do Piauí e esperamos ter o apoio da prefeitura e uma parceira do governo federal. Me encontrei com o Firmino Filho e já expliquei tudo para ele. São medidas a curto, médio e a longo prazo, que devemos implementar como ação de governo, para esse bem importante que é a água”, disse Wilson Martins.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wilson Martins(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wilson Martins


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.