Fechar
GP1

Piauí

Tio do senador Wellington Dias é preso durante a operação "Rio Verde" deflagrada na Agespisa

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é investigar o crime ambiental, mas se for encontrada alguma outra irregularidade será apurada.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) operação "Rio Verde" na Agespisa. O delegado Carlos Alberto da delegacia de repressão ao crime organizado comandou a ação junto com outros delegados.

Imagem: Juliana Barros/GP1Coletiva(Imagem:Juliana Barros/GP1)Coletiva

O superintendente da Polícia Federal do Piauí, Antônio Tarcísio Alves de Abreu Júnior, o delegado Carlos Alberto Ferreira da Silva e a delegada e chefe da delegacia de combate aos crimes de meio ambiente, Lea Cecília Nunes Muniz concederam uma coletiva na tarde de hoje (30) e falaram sobre os primeiros resultados da operação.

A investigação teve início no começo do ano e contou com a participação de 80 policiais do Piauí, Maranhão, Ceará, Paraná e São Paulo. De acordo com a delegada Lea Muniz, a investigação envolve dois inquéritos, um sobre a poluição do rio e o outro da distribuição de água que não obedece aos padrões de tratamento.

Imagem: Juliana Barros/GP1Lea Cecília Nunes Muniz.(Imagem:Juliana Barros/GP1)Lea Cecília Nunes Muniz

A delegada ainda informou que duas pessoas foram presas durante a operação, um diretor de operação e um responsável técnico pela estação de tratamento de água. Um dos presos é o Diretor de Operação e Expansão do Interior, José de Araújo Dias, que é tio do ex-governador e senador Wellington Dias e o outro é o engenheiro sanitarista Kleton Barata.

Imagem: ReproduçãoDiretor operacional José Dias(Imagem:Reprodução)Diretor operacional José Dias
Imagem: Evelin SantosKleton Barata(Imagem:Evelin Santos)Kleton Barata

“Há indícios de lançamento de esgotos não tratado no rio e como o Diretor de Operação e o Responsável Técnico são os responsáveis pelo comando do local por ação ou omissão eles foram presos em flagrante. Eles comandavam e são os responsáveis pela estação de tratamento do esgoto. Ambos foram atuados em flagrante por crime de poluição ambiental nos rios Parnaíba e Poty. As prisões para esses crimes podem variar de 1 a 4 anos caso tenha reclusão, mas esse é um crime afiançável”, disse a delegada.

Imagem: Juliana Barros/GP1Antônio Tarcísio Alves de Abreu Júnior.(Imagem:Juliana Barros/GP1)Antônio Tarcísio Alves de Abreu Júnior

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é investigar o crime ambiental, mas se for encontrada alguma outra irregularidade será apurada. O delegado Carlos Alberto Ferreira da Silva informou que a investigação vai verificar a poluição nos rios e todos os responsáveis, que tenham participação nisso, serão ouvidos e responsabilizados, pois essa é uma questão de dano ambiental que vai atingir toda a população.

Imagem: Juliana Barros/GP1Carlos Alberto Ferreira da Silva.(Imagem:Juliana Barros/GP1)Carlos Alberto Ferreira da Silva

Os agentes já estiveram outras duas vezes na Agespisa recolhendo materiais como documentos e computadores, a polícia também colheu amostra da água. Todos os materiais e amostras colhidas na operação foram enviadas para a perícia e os resultados serão apresentados assim que forem concluídos.

Imagem: Juliana Barros/GP1Delegado Carlos Alberto.(Imagem:Juliana Barros/GP1)Delegado Carlos Alberto
Imagem: Juliana Barros/GP1Chefe da delegacia de combate aos crimes de meio ambiente, Lea Muniz.(Imagem:Juliana Barros/GP1)Chefe da delegacia de combate aos crimes de meio ambiente, Lea Muniz

Agespisa


A agespisa divulgou nesta tarde nota de esclarecimento sobre a operação. Veja baixo nota na íntegra

O presidente da Agespisa, Antonio Filho, informou que só vai se pronunciar sobre a Operação Rio Verde, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, 30, depois de conhecer melhor os detalhes da investigação. Ele destaca que a empresa está colaborando com o trabalho da Polícia, fornecendo todas as informações e documentos solicitados.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.