Fechar
GP1

Piauí

Investimentos em educação promovem avanço do ensino público estadual

Além do crescimento do Ideb, outros indicadores também mostram que os investimentos em educação estão gerando resultados.

A Educação do Piauí vem crescendo e mostrando a força da escola pública de qualidade. Desde 2011, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), vem investindo tanto em estrutura física como em programas que ajudam a desenvolver melhor as práticas de ensino e aprendizagem.

Este ano, milhares de famílias apostaram nas escolas públicas para garantir uma boa educação aos seus filhos. Dona Maria do Socorro é uma das mães que procuraram a Unidade Escolar Estado de São Paulo (UEESP), localizada no bairro Parque Piauí e acredita que a escola poderá proporcionar sucesso ao filho. "Eu acredito nessa escola, pois vejo que ela é organizada, com bons professores e espero que o meu filho possa aprender muito aqui", afirma.
Imagem: João PioPronatec(Imagem:João Pio)Pronatec

O jovem Marcelo Thomais, 15 anos, confirma as expectativas da mãe e diz que a escola pública do Piauí tem condições de oferecer as ferramentas necessárias para uma carreira de sucesso. "Eu sei que aqui estou adquirindo mais aprendizado e todos os conteúdos e práticas necessárias para que eu consiga me destacar numa profissão", comenta Marcelo.

Toda essa confiança na educação do Estado se deve à transformação que ela vem sofrendo. Os avanços no ensino do Piauí podem ser identificados nos resultados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde foram superadas todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O Piauí passou da meta de 3,3 nas séries iniciais do Ensino Fundamental com resultado de 4,1. Nas séries finais, a expectativa era de se chegar a 3,1, mas a Educação do Estado conseguiu ultrapassar a projeção atingindo 3,6. O Ensino Médio também mostrou avanços e também superou as metas estabelecidas com a nota 2,9.

Imagem: João PioMarcelo Thomas e Maria do Socorro(Imagem:João Pio)Marcelo Thomas e Maria do Socorro

Além do crescimento do Ideb, outros indicadores como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa e as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), também mostram que os investimentos em educação estão gerando resultados. Em 2009, o Piauí ocupava a 21ª colocação no ranking do Pisa e este ano o Estado aparece em 11º lugar, sendo o 2º maior crescimento do Nordeste.

Marta Freitas, diretora de Ensino e Aprendizagem da Seduc, atribui essas conquistas à política de ações conjuntas que a Secretaria vem desenvolvendo. Ela diz que existe um planejamento bem articulado com o foco na melhoria dos resultados.

“A Seduc vem realizando diversas ações para melhorar o ensino público do Piauí. Podemos destacar a ampliação da jornada escolar com a implantação e expansão da educação de tempo integral, como também o Saepi, que permite que a gente faça um verdadeiro diagnóstico de cada escola para atuarmos de forma eficaz onde for necessário”, frisou a diretora.

Essa evolução reflete na autoestima e no desempenho dos estudantes. Uma prova disso é que muitos jovens conseguiram ultrapassar fronteiras. Os estudantes piauienses Ivonete Carvalho (U.E. Nossa Senhora da Paz) e Rafael Lopes (Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti João Henrique de Almeida Sousa) já viveram a emoção de representar o Estado no Parlamento Jovem Brasileiro. Eles apresentaram seus projetos e mostraram o potencial do Piauí na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. Ivonete chegou a ser eleita vice-presidente do Parlamento.

"Foi uma experiência maravilhosa. Sempre acreditei na minha escola e na proposta do Parlamento. Foi ótimo conhecer o trabalho dos deputados e ajudar na criação de políticas públicas para melhorar a vida dos cidadãos", destaca Ivonete.

Para o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, o importante é oferecer cada vez mais suporte para melhorar o ensino público do Piauí. Ele diz que o Governo do Estado acredita na Educação como pilar fundamental de desenvolvimento.

“Nós temos trabalhado para estruturar bem a nossa rede. O governador Wilson Martins entende a importância de investir na melhoria da qualidade do ensino e tem feito isso de maneira intensa. O que queremos é dar melhores oportunidades tanto para professores desenvolverem seu papel, como para os nossos alunos no dia a dia escolar. Entendemos da necessidade do nosso apoio e estamos atuando para ampliar o nosso atendimento com mais qualidade e fazer a educação do Piauí se desenvolver cada vez mais”, pontuou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.