Fechar
GP1

Piauí

Assis Carvalho e Reitor da Ufpi buscam agilizar convênio para elaboração dos planos de saneamento

O projeto está pronto e falta agora somente a finalização da análise e assinatura da Funasa para liberação dos recursos.

Os ajustes finais do convênio entre Funasa e Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a capacitação técnica dos municípios para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) foram discutidos em reunião do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) com o presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Gilson Carvalho Queiroz Filho, e o reitor da UFPI, Arimateia Dantas Lopes. O projeto está pronto e falta agora somente a finalização da análise e assinatura da Funasa para liberação dos recursos.

Imagem: DivulgaçãoJulio Queiroz e reitor Arimateia Dantas Lopes da UFPI(Imagem:Divulgação)Julio Queiroz e reitor Arimateia Dantas Lopes da UFPI

O convênio contará com o trabalho de 42 técnicos, divididos entre assistentes sociais e engenheiros. Os profissionais serão capacitados pela UFPI e atuarão em grupos: cada equipe será composta por dois engenheiros e um assistente social e auxiliará seis municípios, beneficiando 170 cidades até junho de 2014.

Os técnicos ministrarão cursos destinados a técnicos indicados por consórcios ou associações regionais de prefeitos. "Ao auxiliar os municípios, esse convênio possibilitará que os homens e mulheres do nosso Piauí tenham melhor qualidade de vida", destacou Assis Carvalho.

A parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com a Funasa foi articulada pelo deputado Assis Carvalho, preocupado com a dificuldade dos municípios de elaborar seus planos de saneamento.

É que a Lei 11.445/2007 determina que todas as prefeituras elaborem um Plano Municipal de Saneamento Básico. O município que não o fizer, poderá não receber mais recursos federais para projetos de saneamento, a partir de 2014.

O PMSB é composto por um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativo aos processos de abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Água e esgotos

Também nesta semana, o deputado Assis Carvalho participou de reunião com a chefe de gabinete da Funasa, Elaine Drumond. O parlamentar solicitou informações e reforçou o pedido de atenção às propostas de água e esgotos apresentadas pelos municípios de São João do Piauí, São Francisco do Piauí, Porto, Bom Jesus, Jurema, Bom Princípio, Novo Santo Antônio, Pedro II e São Pedro do Piauí.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.