Fechar
GP1

Piauí

Vilebaldo Rocha assume cadeira número 10 da Academia de Letras da Região de Picos

Solenidade de posse foi realizada na noite de ontem, 23, no auditório "Desembargador Edvaldo Pereira de Moura", em Picos.

Diante de um auditório lotado de familiares, amigos e amantes das artes, o poeta e escritor Vilebaldo Nogueira Rocha assumiu na noite de ontem, 23 de março, a cadeira número 10 da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp).
Imagem: José Maria Barros / GP1Vilebaldo presta juramento(Imagem:José Maria Barros / GP1)Vilebaldo presta juramento

Coordenada pela presidente da Alerp, professora Francelina Macedo, a solenidade de posse de Vilebaldo Rocha foi realizada às 20h no auditório “Desembargador Edvaldo Pereira de Moura”, localizado na sede da entidade.

Membro fundador da Alerp, Vilebaldo Rocha foi eleito no dia 23 de fevereiro de 2013 para ocupar a cadeira número 10, que tem como patrono Mário Martins e que anteriormente era ocupada pela poetisa Maria de Jesus de Sousa Martins, falecida em 18 de novembro do ano passado.

Solenidade

A solenidade de posse de Vilebaldo Rocha na Alerp foi marcada por apresentações culturais e depoimentos sobre a trajetória do novo imortal. O ator Nonato Fontes interpretou o poema Caçador de Passarinhos, que dá título a um dos livros do autor. Outros artistas também participaram das encenações.

Coube a professora e membro da Alerp Deolinda Marques fazer, em nome dos demais colegas, a apresentação de Vilebaldo Rocha. Ela destacou o trabalho do autor e afirmou ser o mesmo digno de ocupar a cadeira número 10, vaga desde a morte da poetisa Jesus Martins.
Imagem: José Maria Barros / GP1Vilebaldo Rocha com membros da Alerp(Imagem:José Marias Barros / GP1)Vilebaldo Rocha com membros da Alerp

Em seu discurso, Vilebaldo Rocha enalteceu o trabalho literário do patrono da cadeira número 10, Mário Martins, e da primeira ocupante, poetisa Jesus Martins, ressaltando o desejo de difundir junto a comunidade a arte dos dois.

Vilebaldo Rocha relembrou a infância e destacou alguns nomes que influenciaram a sua veia poética. Prestou uma homenagem a mãe Maria da Conceição Nogueira Rocha declamando uma poesia em seu louvor e, aproveitou para agradecer aos amigos presentes e, também aos ausentes.

“Neste momento estou com o coração repleto de felicidades! Se fui eleito para a Academia de Letras da Região de Picos, deve ser pelo fato de um pouco eu já ter feito em prol das artes. Muito mais quero contribuir, juntamente com os demais amantes da cultura” – anunciou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.