Fechar
GP1

Piauí

Zélia Saraiva é eleita a nova Procuradora Geral do Piauí

A comissão responsável pela apuração dos votos apresentados por Procuradores e Promotores de Justiça já encerrou suas atividades

Procuradores e Promotores de Justiça compareceram à sede da Procuradoria-Geral de Justiça na manhã de hoje para apresentar seus votos nos candidatos ao cargo de chefia do Ministério Público. O Procurador-Geral de Justiça exerce um mandato de dois anos, período durante o qual atua como o representante máximo da instituição.

Imagem: AscomClique para ampliarOs três componentes da lista tríplice: Hugo de Sousa Cardoso, Elói Pereira de Sousa Júnior e Zélia Saraiva Lima(Imagem:Ascom)Os três componentes da lista tríplice: Hugo de Sousa Cardoso, Elói Pereira de Sousa Júnior e Zélia Saraiva Lima
A comissão responsável pela apuração dos votos apresentados por Procuradores e Promotores de Justiça já encerrou suas atividades. De acordo com o relatório assinado pelas Procuradoras de Justiça Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, Martha Celina de Oliveira Nunes e Teresinha de Jesus Marques, 143 membros do Ministério Público compareceram. Cada um deles poderia votar em um, dois ou três candidatos. Os resultados foram os seguintes:

Zélia Saraiva Lima – 105 votos
Elói Pereira de Sousa Júnior – 70 votos
Hugo de Sousa Cardoso – 65 votos
Luís Francisco Ribeiro – 64 votos

Os três candidatos mais votados comporão a lista que será encaminhada ao Governador do Estado. Wilson Martins tem o prazo de dez dias para nomear o Procurador-Geral de Justiça dentre os integrantes da lista tríplice. Caso ele não se manifeste até o fim desse período, a candidata mais votada ocupará o cargo.

Saiba mais sobre cada um dos componentes da lista

Elói Pereira de Sousa Júnior
Atual titular da 48ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem atuação junto à Vara de Execuções Penais. Foi admitido na carreira do Ministério Público no ano 1996, somando 17 anos de atuação. Também foi titular de Promotorias de Justiça em Ipiranga, Inhuma, Jaicós e Picos.

Hugo de Sousa Cardoso
Titular da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atuação perante os Feitos da Fazenda Pública Há dois anos, trabalha também como auxiliar da Corregedoria-Geral do Ministério Público. Foi admitido como Promotor de Justiça em 1988, somando 25 anos de carreira ministerial.

Zélia Saraiva Lima
Exerceu o cargo de Procuradora-Geral de Justiça durante o biênio 2011-2013. Antes, trabalhou como Chefe de Gabinete do então Procurador-Geral de Justiça. É membro do Ministério Público desde 1984, somando 29 anos de carreira. Assessorou a Corregedoria-Geral do Ministério Público de 1999 a 2010. Foi a segunda mulher a assumir o cargo máximo da instituição, e a primeira eleita pela categoria.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.