Fechar
GP1

Piauí

Autoridades do Piauí participam de debate sobre o programa Mais Médicos do governo federal

O programa Mais Médicos vai trazer profissionais formados no exterior para trabalharem em regiões pobres do Brasil, em especial no interior dos estados.

 O Conselho Regional de Medicina (CRM) realizou na manhã desta sexta-feira (2) um debate sobre o programa Mais Médicos do governo federal que vem causando bastante polêmica. O secretário estadual de saúde do Piauí, Ernani Maia, o deputado federal Hugo Napoleão (PSD), o deputado estadual Marden Menezes (PSDB), entre outros participaram do evento.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Debate(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Debate

O programa Mais Médicos vai trazer profissionais formados no exterior para trabalharem em regiões pobres do Brasil, em especial no interior dos estados. A justificativa do governo federal é que muitos médicos preferem trabalhar em cidades grandes, enquanto as cidades pequenas estão sofrendo com a falta de profissionais de saúde. Dessa maneira, estão trazendo profissionais de outros países.

A medida é criticada amplamente pelos políticos. O deputado federal Hugo Napoleão afirmou que é a favor que se tenha mais médicos, mas que não fosse dessa maneira, pois o assunto deveria ter sido discutido antes com os conselhos de medicina do país antes de impor a decisão, que no momento é mantida através de uma medida provisória.

“Na realidade a medida provisória deveria ter sido discutida pela presidente da república com os órgãos de representação dos médicos e sobre tudo com os conselhos regionais e nacionais, antes de empurrar goela abaixo a decisão desses médicos que vem de fora, então tudo seria evitado se isso tivesse sido lubrificado antes. No Congresso nós vamos ter que fazer umas correções para que seja aprovada, ouvindo sempre os representantes de classe”, disse o deputado Hugo Napoleão em entrevista ao portal GP1.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Hugo Napoleão(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Hugo Napoleão

Segundo o deputado Marden Menezes, a presidenta Dilma Rousseff teve uma decisão infeliz nesse caso. “Parece que ela fez mais para atender as manifestações do que para resolver o problema. Uma medida como essa precisa ser devidamente discutida. O problema do SUS atualmente não é só por causa da falta de médicos, mas também pela falta de gestão e por causa da corrupção. Não se pode tentar resolver o problema do SUS com uma medida provisória”, disse o deputado.

Em Teresina a categoria vai realizar um ato neste sábado (3) com a realização de orientações e prestações de serviços para a população, a partir das 8h, na praça João Luís Ferreira. Serão disponibilizados aferição de pressão arterial, atendimento médico nas áreas de ginecologia, pediatria, cardiologia, saúde mental dentre outras.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Marden Menezes fala sobre o assunto polêmico(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Marden Menezes fala sobre o assunto polêmico

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.