Fechar
GP1

Piauí

Niéde Guidon diz que Piauí possui 172 sítios arqueológicos para desenvolver o turismo local

O Programa Esquenta deste domingo tem decoração baseada nos primórdios da humanidade

A arqueóloga Niéde Guidon participa do Programa Esquenta da programação da Rede Globo de Televisão na tarde deste domingo (22), onde comenta a importância que tem as pinturas rupestres de nossos ancestrais em sítios arqueológicos localizados no sul do Piauí.

Niéde Guidon, que é a diretora-presidente da Fundação Museu do Homem Americano, comentou que o Parque Nacional Serra da Capivara é árido e seco atualmente. “No princípio [há milhões de anos], o parque era como a Amazônia hoje, possuía diversidade de animais e plantas, havia bichos enormes e a presença humana”, disse.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Niéde Guidon no Programa Esquenta(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Niéde Guidon no Programa Esquenta

Contudo, a arqueóloga afirma que o Piauí possui 172 sítios arqueológicos. “Os sítios estão completamete preparados para receber turistas e desenvolver o turismo no local, os turistas podem chegar perto das pinturas, mas não tocá-las”, afirmou.

Guidon explicou a simbologia da arte rupestre. “É a escrita deles [nossos ancestrais], é importante porque através desses registros eles contam a história deles, embora sobre os símbolos não haja possibilidade de explicar o que significam cientificamente”, concluiu.

O Programa Esquenta deste domingo tem decoração baseada nos primórdios da humanidade, seja com pinturas rupestres espalhadas pelo auditório ou as vestes dos convidados.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.