Fechar
GP1

Piauí

Servidores da Secretaria Municipal de Administração participam de palestra sobre alcoolismo

Os palestrantes apresentaram o tema respaldados em números e definições oficiais, como as da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 O Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração de Teresina realizou nesta terça-feira (03) uma palestra sobre alcoolismo para seus servidores.

Imagem: DivulgaçãoA palestra foi ministrada pelo CTO ? comitê trabalhando com os outros ? dos Alcoólicos Anônimos de Teresina.(Imagem:Divulgação)A palestra foi ministrada pelo Comitê Trabalhando com os Outros - CTO dos Alcoólicos Anônimos de Teresina.

A palestra foi ministrada pelo CTO – comitê trabalhando com os outros – dos Alcoólicos Anônimos de Teresina.

Os palestrantes apresentaram o tema respaldados em números e definições oficiais, como as da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a entidade, o alcoólico é um bebedor excessivo que cria dependência física e psíquica. O alcoolismo também se caracteriza por ser fonte de problemas na vida social, familiar, ocupacional e em outros níveis. O encontro também contou com uma Roda de Conversa entre os servidores, onde foi mencionado a importância da família no tratamento do dependente.

Imagem: Divulgação Servidores da Secretaria de Administração(Imagem:Divulgação )Servidores da Secretaria de Administração

Segundo informações divulgadas na palestra, o alcoolismo é progressivo e está classificado em dois tipos: o agudo e o crônico. No primeiro, o bebedor faz a ingestão num único dia, num curto espaço de tempo, muitas vezes levando ao chamado “coma alcoólico”. O crônico é definido pela ingestão excessiva durante vários dias, originando a concentração permanente de álcool no organismo.

Apesar da condição permanente de dependente, há tratamento eficaz para a doença. “A pessoa não consegue parar sozinha. Além da ajuda da família, que muitas vezes já está demasiadamente desestruturada e cansada por conta do problema, a ajuda dos colegas de trabalho é muito importante. Mas o auxílio profissional com tratamento clínico e psicológico é indispensável, pois a vontade de beber somente adormece. Se despertar, a problemática volta com a mesma voracidade”, explica palestrante do CTO

Para o psicólogo da SEMA Miguel Alma, as palestras sobre o assunto pintam o cenário da palavra de ordem sobre o alcoolismo: prevenção. “É um tema do cotidiano, pois o álcool está dentro de casa. É uma droga lícita. Por isso as pessoas aproveitam palestras como estas não apenas para se informar sobre tratamentos, mas para se prevenirem”, opina.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.