Fechar
GP1

Piauí

Desfile de 7 de setembro atrai grande público para Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina

Cerca de quatro mil pessoas entre estudantes e militares desfilaram na Avenida Marechal

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Desfile 7 de Setembro(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Desfile 7 de Setembro

Teresina realizou na manhã deste sábado o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro em comemoração aos 191 anos de independência brasileira, processo do qual o Piauí teve participação importante com a Batalha do Jenipapo, que contribuiu para a emancipação política e econômica do país.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Autoridades presentes no desfile(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Autoridades presentes no desfile

Das poucas autoridades presentes, o governador Wilson Martins (PSB) afirmou que o brasileiro cultiva essa festa militar na alma. “É um evento positivo, o Brasil foi colônia, depois império e o desfile marca a independência, onde o Piauí foi dos estados que mais lutou na guerra do Jenipapo, então o evento faz com que a população tenha essa cultura e um ardor grande em comemorar o 7 de setembro”, disse.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Desfile Cívico-Militar(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Desfile Cívico-Militar

Para o comandante da Polícia Militar do Piauí, Gerardo Rebelo, o desfile desenvolve cada vez mais a cidadania. “Além de [desenvolver] valores como a hierarquia e soberania, não só militar, mas na própria família”, fala.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Crianças desfilando(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Crianças desfilando

A participação militar no desfile se dá através de suas tropas e projetos sociais. “Desfila a cavalaria, a equoterapia, tem o Cidadão Mirim, são projetos que valorizam a cidadania e nos tornam livres para podermos manifestar, inclusive a polícia apoia essas ações ordeiras, tanto que estamos aqui junto com o governador para mostrar que além de fazer a segurança, a polícia ainda pratica o lado social com seus projetos”, conta.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Banda mirim(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Banda militar mirim

O secretário estadual de Educação, Átila Lira (PSB), contou que o desfile é importante porque com a chegada do 7 de setembro é possível fazer uma abordagem histórica a respeito da independência do Brasil. “Nas escolas a gente inscreve um terço dos alunos para desfilar e no final vem todo mundo”, comentou.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Desfile(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Desfile

O desfile aconteceu na Avenida Marechal Castelo Branco, zona norte da capital. Contou com participação de entidades civis como lojas maçônicas, Secretaria Municipal de Educação presente com três escolas e a Secretaria de Educação e Cultura do Estado com oito escolas da capital e interior.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Avenida Marechal Castelo Branco(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Avenida Marechal Castelo Branco

Em média, o desfile contou com cerca de quatro mil pessoas, divididas em seis grupamentos. Das entidades militares o desfile pode contar com ao Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Exército Brasileiro.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Banda Professora Maria M. Bezerra(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Banda Professora Maria M. Bezerra

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Maçonaria presente no desfile(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Maçonaria presente no desfile

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Evento(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Evento

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Desfile escolar(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Desfile escolar

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.