Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Eleitores enfrentam longa fila em Teresina no último dia de cadastro eleitoral

Somente ontem, duas mil pessoas procuraram o Fórum Eleitoral, na Avenida Barão de Castelo Branco.

Alef Leão/GP1 1 / 9 Atendimento no último dia de cadastro eleitoral em Teresina Atendimento no último dia de cadastro eleitoral em Teresina
Alef Leão/GP1 2 / 9 Isabel Torres, Chefe do Cartório da 98° Isabel Torres, Chefe do Cartório da 98°
Alef Leão/GP1 3 / 9 Fórum Eleitoral Fórum Eleitoral
Alef Leão/GP1 4 / 9 Fila se prolongou para vários quarteirões Fila se prolongou para vários quarteirões
Alef Leão/GP1 5 / 9 Eleitores enfrentam longa fila no último dia de cadastro eleitoral Eleitores enfrentam longa fila no último dia de cadastro eleitoral
Alef Leão/GP1 6 / 9 Eleitores enfrentam longa fila em Teresina no último dia de cadastro eleitoral Eleitores enfrentam longa fila em Teresina no último dia de cadastro eleitoral
Alef Leão/GP1 7 / 9 Fórum Eleitoral se mobilizou para aumentar atendimento no último dia de cadastro eleitoral Fórum Eleitoral se mobilizou para aumentar atendimento no último dia de cadastro eleitoral
Alef Leão/GP1 8 / 9 Fórum Eleitoral Fórum Eleitoral
Alef Leão/GP1 9 / 9 Coleta de biometria Coleta de biometria

Encerra nesta quarta-feira (08) o prazo para emissão, transferência ou regularização do título de eleitor para as eleições municipais deste ano em todo o país e quem deixou para resolver qualquer uma dessas demandas de última hora teve contar com muita paciência para enfrentar uma extensa fila no Fórum Eleitoral, localizado na Avenida Barão de Castelo Branco, zona sul de Teresina.

Em entrevista ao GP1, Isabel Torres, chefe do cartório da 98ª Zona Eleitoral, afirmou que o número de pessoas que se dirigiu até o fórum foi bastante expressivo, mas grande parte estava na fila para ter acesso a informações, tão somente.

“Ontem nós chegamos à marca de 2 mil atendimentos, nós distribuímos mil e oitocentas senhas, mas atendemos cerca de duzentas pessoas que não chegaram a receber senha porque a gente identificou que não precisava, pois às vezes era só regularizar uma multa, emitir segunda via e, às vezes, somente prestar uma informação, são pessoas que ficam na fila com o título na mão só para consultar se seu título tá ok”, explicou Isabel Torres.

De acordo com o estudante de 19 anos, Josiel Primo, que vai exercer seu direito ao voto pela primeira vez, embora o longo tempo de espera, valeu a pena aguardar por 3 horas. “Eu fiquei 3 horas esperando. A fila está um pouco grande, mas em relação ao atendimento está tudo certinho, tudo organizado por parte do TRE”, ponderou.

A estudante de 17 anos, Sara Naylane, diferente do Josiel Primo, reclamou bastante da desorganização na parte externa do fórum eleitoral. Para ela, faltou controle e muitas pessoas acabaram furando a fila, prejudicando quem já estava aguardando atendimento desde as primeiras horas do dia. “Está sendo uma experiência cansativa, pois eu cheguei aqui 5h da manhã e a fila estava rodando o quarteirão, mas eu percebi que teve falta de organização na parte de fora, muita gente furando fila para uma demanda muito grande”, lamentou.

Título-Net

Com o objetivo de otimizar e agilizar os atendimentos nos Cartórios Eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza a opção de autoatendimento, o Título-Net. Para acessá-lo, basta acessar o site oficial do TSE, mas atenção, essa alternativa é válida somente para aquelas pessoas que já possuem a biometria coletada.

Saiba mais sobre o Título-Net clicando aqui

No Título-Net são ofertados diversos serviços, como a alteração de dados pessoais, inclusão de nome social, atualização de endereço, consulta da situação do título, justificativa, consulta e troca do local de votação, regularização do título eleitoral e transferência de domicílio para votação. Um dos primeiros passos no autoatendimento eleitoral é preparar a documentação que será anexada à solicitação.

Na ocasião, o eleitor deve tirar uma selfie segurando documento de identificação com foto ao lado da face, e em seguida anexar comprovante de residência, entre outros documentos necessários. Vale ressaltar que, caso a documentação esteja ilegível, a solicitação será indeferida. Após fazer a solicitação no Título-Net, o procedimento é enviado à Zona Eleitoral competente, onde será avaliada e processada a solicitação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.