Fechar
GP1

Piauí

Presidente do Sinpolpi defende novo modelo de segurança pública no Brasil

De acordo com Constantino Júnior, a sociedade precisa discutir o tema e fazer com que a segurança não seja tratada como uma questão de governo.

O novo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, Constantino Júnior, tomou posse do Sinpolpi no último dia 30 de outubro e falou sobre a necessidade de se discutir a criação de um novo modelo que segurança pública na polícia judiciária.

Para Constantino Júnior, a segurança deve ser discutida analisando uma conjuntura macro, que envolve, não somente, os estados de maneira isolada. “Nós estamos vivendo um momento que é necessário discutir um novo modelo de segurança pública. Esse modelo, principalmente na polícia judiciária, é um modelo que não atende as necessidades da sociedade, onde apenas o delegado é responsável pela investigação. Com essa estrutura que está aí é humanamente impossível de atender a demanda dos casos que chegam até as delegacias”, frisou Constantino Júnior.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Constantino Júnior(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Constantino Júnior
De acordo com o presidente do Sinpolpi, o papel de investigar também deve se estender aos escrivães e agentes. “Nós precisamos estender as atribuições a esses homens que estão na ponta e que sabem fazer esse trabalho que o delegado também desenvolve, até porque a maioria desses policiais tem a mesma formação acadêmica. Então é necessário que a gente tenha a capacidade de fazer essa discussão”, frisou.

Ainda de acordo com Constantino Júnior, os esforços para transformar a realidade da segurança pública passam ainda por uma ação conjunta entre a sociedade e os governos. “A discussão do Pré-Sal não levou em conta a segurança. É claro que saúde e educação são importantes, mas faltam ações concretas para que essa situação mude e isso passa mais uma vez pela força que a sociedade representa, tornando esse tema uma questão de política e não apenas de governo”, finalizou.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.