Fechar
GP1

Piauí

Audiência Pública discute melhorias para a Região da Grande Teresina

A Ride abrange 14 municípios piauienses e a cidade Timon do Maranhão.

Na manhã desta segunda-feira (24), aconteceu na Câmara Municipal de Teresina uma audiência pública para discutir melhorias para Ride – Região Integrada de Desenvolvimento Grande Teresina. A reunião foi proposta pelo vereador Samuel Silveira (PMDB) e contou com a presença de diversos prefeitos da região, secretários e técnicos.

A Ride abrange os municípios piauienses de Altos, Nazária, Pau D’ Arco, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina, União e Timon.

Imagem: Isabela Rêgo/GP1Vereador Samuel Silveira(Imagem:Isabela Rêgo/GP1)Vereador Samuel Silveira

“Nós solicitamos a audiência pública com o objetivo de buscar articular e colocar na prática as ações que esses municípios podem fazer de forma integrada para a melhoria de vida da população”, disse o vereador.

Durante a audiência pública foi apresentado o diagnóstico situacional dos municípios que integram a Ride. Tiago Sales, consultor técnico da empresa Expansão que foi contratada para elaborar o diagnóstico, explicou que o mesmo servirá de base para um plano de ação.

“Esse diagnóstico vai permitir a implementação de ações que vão favorecer o desenvolvimento dos municípios da Ride. É um grande planejamento dessa região que aborda pontos como arranjo produtivo local, mobilidade urbana, saneamento básico, entre outros, para que os municípios dessa região possam se desenvolver juntos”, explicou.

Imagem: Isabela Rêgo/GP1Tiago Sales, representante da Empresa Expansão apresentou o dignóstico(Imagem:Isabela Rêgo/GP1)Tiago Sales, representante da Empresa Expansão apresentou o dignóstico

O engenheiro da Codevasf, Vitorino Fernandes, explicou que o diagnóstico vai permitir que os municípios da Ride alavanquem recursos de diversas fontes. Ele informou que o já tem garantido do Ministério da Integração o valor de R$ 30 milhões para abastecimento de água e arranjo produtivo local para contemplar todos os municípios da Ride.
Imagem: Isabela Rêgo/GP1Vitorino Fernandes, engenheiro da Codevasf(Imagem:Isabela Rêgo/GP1)Vitorino Fernandes, engenheiro da Codevasf

O coordenador da Ride, João Batista Alves, explicou sobre o funcionamento da Região Integrada. Segundo ele, o objetivo é dar assistência a esses municípios descentralizando serviços que se concentram em Teresina. O coordenador citou o exemplo da superlotação do HUT e disse que a Ride prevê a construção de hospitais regionais em Monsenhor Gil e União. João Batista Alves falou ainda do projeto de criação da tarifa única entre os municípios, que beneficiaria cerca de 7 mil pessoas, entre estudantes e trabalhadores que se deslocam diariamente para Teresina.

Imagem: Isabela Rêgo/GP1João Batista Alves, coordenador da Ride(Imagem:Isabela Rêgo/GP1)João Batista Alves, coordenador da Ride

“Nós estamos começando com o Água para Todos universalizando o abastecimento de água para toda a zona rural. Além disso, na área de mobilidade urbana está sendo negociado mais uma ponte para interligar Timon e Teresina”, declarou.

A prefeita de Coivaras, Edimê Freitas, representou os demais prefeitos da Ride na mesa diretora da audiência pública e falou da expectativa que há em relação a Ride.
Imagem: Isabela Rêgo/GP1Prefeita de Coivaras, Edimê Freitas(Imagem:Isabela Rêgo/GP1)Prefeita de Coivaras, Edimê Freitas

“Nós estamos com uma expectativa muito grande, em especial no que diz respeito à questão do abastecimento de água que é hoje umas das grandes necessidades para alavancar o desenvolvimento agrário e econômico do nosso município”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.