Fechar
GP1

Piauí

Acidente de trânsito é a principal causa de atendimento a politraumatizados

COREN-PI promoveu nesta sexta-feira (25) minicurso sobre atendimento pré-hospitalar a pacientes politraumatizados.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAcidente de trânsito é a principal causa de atendimento a politraumatizados(Imagem:Reprodução)Acidente de trânsito é a principal causa de atendimento a politraumatizados

Resultado de acidentes de trânsito, o trauma é considerado no Brasil a segunda causa geral de morte. São mais de 90 mil mortes anuais e mais de 200 mil vítimas por ano com sequelas. Os números revelam ainda que esse tipo de acidente consome mais anos de vida útil que as doenças cardiovasculares e o câncer.

Diante disso, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) promoveu, nesta sexta-feira, dia 25, o minicurso sobre atendimento pré-hospitalar a pacientes politraumatizados. A meta é atualizar profissionais de saúde sobre as melhores práticas no atendimento pré-hospitalar a traumatizados.

O atendimento a paciente vítima de trauma requer avaliação rápida e sistemática das lesões com imediata instituição de medidas terapêuticas de suporte. Segundo o enfermeiro e palestrante do minicurso, Renato Douglas, é importante que as equipes de profissionais da saúde, estejam preparadas e qualificadas para realizarem o atendimento pré-hospitalar eficaz e rápido com base nos devidos procedimentos para encaminharem o paciente com segurança até o hospital.

“Durante o atendimento pré-hospitalar é importante que o profissional analise e avalie a cena do acidente, para assim, classificar os riscos e estabelecer um diagnóstico precoce, possível de um tratamento bem sucedido dos traumatizados. Em qualquer ambiente pode ser iniciado a prestação do serviço de saúde básico ou avançado para a estabilização da vítima”, destaca o enfermeiro.

Demonstração de equipamentos e técnicas de atendimento foram apresentadas durante o minicurso, onde também foi abordado os possíveis segmentos de atuação do profissional de enfermagem. A forma de como acontece o chamado, a condução do atendimento, o registro de Enfermagem dos atendimentos prestados e as dificuldades vivenciadas durante o serviço foram os principais pontos debatidos com os profissionais e acadêmicos do último período de Enfermagem.

O palestrante Renato Douglas explicou ainda que no atendimento pré-hospitalar o enfermeiro pode atuar na supervisão e avaliação de ações de enfermagem da equipe no atendimento Pré-Hospitalar Móvel; cuidados de enfermagem de qualquer complexidade técnica a pacientes com ou sem risco de vida, que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas; realizar treinamento ou participar dos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde em urgências e emergências; e ainda fazer controle de qualidade do serviço nos aspectos direcionados a pessoas e equipamentos.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.