Fechar
GP1

Piauí

Hugo Napoleão sugere projetos para combater a seca

Hugo sugere duas soluções que são a Barragem de Castelo, no Rio Poti, já no Piauí. E a Barragem dos Milagres, no município de Santa Cruz dos Milagres.

O deputado federal Hugo Napoleão usou a tribuna da câmara ontem(18) para falar da seca que atinge todo o Nordeste e em especial o Piauí. Durante o discurso, Hugo falou do eterno problema da estiagem, apontou soluções e falou dos programas que o governo federal tem colocado em prática para amenizar a situação de milhares de pessoas.

Imagem: Claudio AraújoDeputado federal Hugo Napoleão(Imagem:Claudio Araújo)Deputado federal Hugo Napoleão

Segundo o Hugo, Teresina está agora com um problema muito grande: os poços estão com vazão de 150 até 200 metros para se encontar água.Situação nunca visto antes. O parlamentar disse ainda que Teresina é uma cidade que deveria ser, permanentemente, úmida por estar entre dois rios.

Na capital do Paiuí, há dilúvios e enchentes ocasionais mas também padece da seca. Por isso, Hugo sugere duas soluções que são a Barragem de Castelo, no Rio Poti, já no Piauí. E a Barragem dos Milagres, no município de Santa Cruz dos Milagres. As duas obras tem como objetivo, conter as enchentes que são periódicas na capital do Piauí-Teresina e armazenar águas na áreas atingidas pela seca.

Com relação a barragem dos Milagres, emenda de autoria de Hugo, e que a Presidente colocou no PAC vai evitar dentro de alguns anos a questão cíclica das enchentes. Explica Hugo que a barragem vai conter as águas que descem para Teresina no período de chuvas provocando as enchentes cíclicas porque ficarão armazenadas abastecendo as cidades que hoje sofrem com a seca.

É preciso que, efetivamente, seja feita a transposição das águas através de grandes canais como existe no Tennessee Valley Authority e na Califórnia, nos Estados Unidos. Só a transposição das águas se dividindo em várias canaletas para uso racional será capaz de resolver o problema da seca. Oxalá, disse Hugo, que a transposição das águas do Rio São Francisco fique pronta em 2015 como afirmou o Ministério da Integração Nacional e que a transposição chegue até o Piauí visto que foi assinado um convênio entre o governador Wilson Martins e o governo federal.

Em seu discurso, Hugo falou que o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Paulo Lopes, diz que vai ter que decretar estado de emergência por causa da seca. Isso nunca tinha acontecido antes mas agora o Prefeito Firmino Filho esta sendo obrigado a decretar emergência porque dos 15 municípios do entorno da capital, 11 já estão em estado de emergência.

Hugo falou ainda do documento “Pensar o Piauí, construir o futuro da Caatinga" elaborado pela Associação dos Engenheiros do Piauí. Para o parlamentar, o documento é um modelo de gestão para o bioma da caatinga para que se construa um modelo de gerenciamento dos recursos naturais através de ações concretas para o terrível problema da seca.

Hugo disse que não se pode esquecer das medidas paliativas que são muitas como a bolsa estiagem, as políticas públicas de crédito rural, a renegociação das dívidas e operação caro pipa. Devemos ser justo ao dizer que não houve esquecimento, houve preocupação do governo federal. Mas o que precisamos são de medidas não mais paliativas mas concretas para que se tenha uma agricultura permanente, através do uso racional da água não apenas nos açudes, carros pipas ou cacimbões.

Hugo em seu discurso foi aparteado pelos Deputados Mauro Benevides e Amauri Teixeira.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.