Fechar
GP1

Piauí

Adufpi esclarece episódio de discriminação ocorrido nas dependências da associação

Duas jovens afirmaram que foram vítimas de homofobia e machismo na Adufpi.

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí enviou nota na qual faz esclarecimentos sobre as agressões verbais e discriminação sofrida por duas jovens nas dependências da associação.

As jovens, incluindo uma transexual, afirmaram terem sido vítimas de homofobia e machismo no último sábado (24). Segundo elas, professores da instituição as expulsaram do banheiro feminino da Adufpi. Em nota, é dito que o fato foi isolado e que serão tomadas as devidas providências para que casos como esse não se repitam.

Confira a nota na íntegra:

Cumprindo o seu papel institucional e social, a Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI vem, por meio desta, prestar os seguintes esclarecimentos com base na notícia veiculada nos meios de comunicação do dia 27/05/2014 que duas jovens teriam sofrido agressões verbais e tratamento discriminatório nas dependências desta Associação:

1) A informação veiculada se tratou de um fato isolado, sem qualquer precedente ou apoio desta Diretoria;

2) Reconhece que a proibição da discriminação está amparada pelo princípio fundamental da isonomia, decorrência da proibição de discriminações injustas, pelo que também se alberga sob o teto da liberdade de expressão;

3) Qualquer espécie de agressão ou atitude perpetrada no sentido de segregar o indivíduo por sua identidade sexual, atenta contra os princípios da igualdade, da liberdade e, principalmente, ao da dignidade da pessoa humana, pressuposto do Estado Democrático de Direito. Assim, como entidade social, repele qualquer espécie de ilegalidade, inclusive em sua sede.

Diante do exposto, a Diretoria da ADUFPI informa que tomará as providências cabíveis para que casos desta natureza não mais se repitam.

Atenciosamente,

Diretoria-ADUFPI



Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.