Fechar
GP1

Piauí

Agentes evitam fuga em massa na penitenciária Irmão Guido

Dessa vez, os detentos cavaram um buraco de 2 metros de profundidade, que dava acesso a um túnel com ligação a área externa do pavilhão B.

Os agentes penitenciários da Irmão Guido abortaram uma fuga na madrugada desta terça-feira (10), após encontrar um buraco na cela 05 do Pavilhão B.
Imagem: DivulgaçãoCela 05(Imagem:Divulgação)Cela 05
De acordo com um agente plantonista, que não quis ser identificado, um sentinela alertou aos agentes sobre uma movimentação estranha no pavilhão B. “Nós verificamos no sistema de monitoramento que um detento saiu da cela 08 e caminhou até o pátio. A partir daí, a gente foi ver o que estava acontecendo e encontramos um buraco de 2 metros de profundidade por 5 ou 6 metros de cumprimento, na cama da cela 05”, contou o agente.
Imagem: Divulgação Buraco encontrado na cela 05(Imagem:Divulgação) Buraco encontrado na cela 05
Ainda de acordo com o plantonista, seis celas estavam com as grades serradas, permitindo o acesso de 17 detentos até a cela 05. “Na cela 05 havia 17 detentos, incluindo os da própria cela. Primeiro ia fugir uma parte e depois aqueles das outras celas teriam acesso ao buraco”, completou.

Refletores queimados

Os agentes foram surpreendidos no início da noite, depois que todos os refletores do pavilhão B não funcionaram. “Nós tivemos sorte de conseguir abortar essa fuga, pelo menos trinta detentos poderiam fugir, mas a gente agiu rápido e acionou a Polícia Militar. Alguns detentos têm conhecimento sobre instalação hidráulica, elétrica e nós acreditamos que pode ter havido alguma ação por parte deles”, disse o agente.

AGEPEN-PI ajuíza ação

No início de outubro, a Associação Geral do Pessoal Penitenciário do Estado do Piauí (Agepen-PI) ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Estado do Piauí, a fim de garantir a realização de concursos públicos para preenchimento de vagas no Sistema Penitenciário.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Rogaciano Veloso(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Rogaciano Veloso
Para o tesoureiro geral da AGEPEN-PI, Rogaciano Veloso, o sistema penitenciário do Piauí possui uma estrutura limitada, que necessita de mais servidores para dá conta da atual demanda. “Nós temos aproximadamente 10 plantonistas para revezar o trabalho. Quando ocorre uma situação como essa os agentes tentam desempenhar o trabalho da melhor forma possível e, às vezes, conseguem evitar uma fuga. E isso reflete o que justamente a gente tá pedindo, que é a realização de concurso para suprir essa necessidade. Apesar do pequeno numero de plantonistas, os agentes estão de parabéns por ter evitado uma fuga em massa”, afirmou Rogaciano Veloso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.