Fechar
GP1

Piauí

Controladoria Geral capacita Núcleos de Controle do Estado

Na ocasião, foram abordados assuntos como a regularidade fiscal e o atendimento às demandas do cidadão através do e-SIC.

 Cerca de 200 servidores estaduais do Piauí serão capacitados ao longo desta semana para atuar nos Núcleos de Controle de Gestão (NCG), dos órgãos e entidades do Estado. A reunião técnica, que iniciou nesta segunda-feira (9), é coordenado pela Gerência de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) e acontece no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), até quinta-feira (12).
Imagem: Ana VirgíniaControlador geral Darcy Siqueira(Imagem: Ana Virgínia)Controlador geral Darcy Siqueira

Durante a abertura, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, destacou a importância da capacitação dos servidores para fortalecer o controle interno. “Os Núcleos de Controle são o braço da CGE e têm o papel de subsidiar o gestor na tomada de decisões”, disse o controlador.

Segundo o auditor governamental Marcelo Sekeff, gerente de Controle Interno, em exercício, a reunião que acontece ao longo desta semana tem a finalidade de mostrar a importância da atividade de controle interno na Administração Pública e apresentar as principais atribuições dos NCGs . Na ocasião, foram abordados assuntos como a regularidade fiscal, o atendimento às demandas do cidadão através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e apresentação do Manual do Gestor - Módulo Orçamentário e Financeiro.

“Tendo em vista a mudança da gestão administrativa, houve alteração na composição dos NCGs em diversos órgãos e entidades. Portanto, fez-se necessário promover esse encontro para transmitir informações preliminares quanto à atuação desses núcleos. Planejamos a atualização cadastral, a fim de conhecer os novos integrantes, e por meio desse encontro, será possível viabilizar o planejamento das visitas que iremos realizar periodicamente nos órgãos. Também iremos elaborar uma programação de treinamento de acordo com a demanda apresentada pelos núcleos”, informou Marcelo Sekeff.
Imagem: Ana VirgíniaCapacitação dos Núcleos de Controle de Gestão da CGE-PI(Imagem: Ana Virgínia)Capacitação dos Núcleos de Controle de Gestão da CGE-PI

Existem no Estado, atualmente, cerca de 50 Núcleos de Controle de Gestão, que têm a atribuição de assessorar o gestor do órgão ou entidade quanto a assuntos relativos ao controle interno, bem como acompanhar a execução orçamentária, financeira, operacional e patrimonial do órgão ou entidade, dentre outras.

Teresa Maria, nomeada pela primeira vez para integrar o Núcleo de Controle de Gestão da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, destacou o quanto é necessário que os membros dos NCGs passem por capacitações. “A iniciativa é louvável, pois os membros dos Núcleos precisam de esclarecimentos, principalmente quando há uma mudança de gestores. Há atualizações e muita gente nova entrando, então é preciso ter conhecimento acerca das atividades desempenhadas pelos Núcleos. Muita gente tem apenas uma leve noção, mas saber que realmente há necessidade de uma interação maior, de um conhecimento amplo, legislativo, para desempenhar bem suas funções”.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.