Fechar
GP1

Piauí

Rebelião no presídio de Esperantina deixa dois mortos

O Presídio de Esperantina tem capacidade para 124 vagas, e alguns presos da Central de Flagrantes foram transferidos para a penitenciária, o que totalizou uma quantidade de 294 presos.

Na manhã de hoje (22), por volta das 11 horas, presos iniciaram uma rebelião no Presídio de Esperantina. Detentos de diferentes pavilhões disputam por espaço nas celas, por conta da superlotação na penitenciária. Até o momento dois detentos foram mortos dentro do presídio.

De acordo com Kleiton Holanda, diretor administrativo do sindicato dos agentes penitenciários (Sinpoljuspi), a rebelião começou entre os pavilhões C e D, e está relacionada à falta de estrutura do presídio, o que gera uma relação de conflito entre os detentos.

“Foi o problema de superlotação e de falta de estrutura do presídio que fez com que ospresos dos pavilhões se gladiarem por disputa de espaço, por problemas de relacionamentos interno, onde um pavilhão tentou invadir o pavilhão do outro”, relatou.

Ainda de acordo com Kleiton, os detentos atearam fogo nas celas e mataram dois detentos do pavilhão C, um sendo da comarca de Teresina e o outro de Esperantina. Segundo Kleiton, os agentes penitenciários estão tendo dificuldades para controlar a rebelião pela carência de equipamentos.

“O sindicato já havia reclamado sobre a transferência de presos para o Presidio de Esperantina porque a superlotação causa esses conflitos. Os agentes estão sem equipamentos, e ficam limitados a tentar reagir contra esses conflitos”, afirmou.

O Presídio de Esperantina tem capacidade para 124 vagas e alguns presos da Central de Flagrantes foram transferidos para a penitenciária, o que totalizou uma quantidade de 294 presos, o que é muito acima da quantidade de vagas estipulada de detentos no presídio.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.