Fechar
GP1

Piauí

Procissão do Senhor Morto leva milhares de pessoas às ruas centrais da cidade de Picos

Procissão foi realizada no início da noite de ontem, 3 de abril, e reuniu uma multidão de católicos oriundos dos vários bairros e localidades do município

 Como acontecem tradicionalmente todos os anos na Sexta-Feira Santa, milhares de católicos lotaram as ruas centrais de Picos no final da tarde e início da noite de ontem, 3, para acompanhar a Procissão do Senhor Morto. Durante o cortejo, muitas demonstrações de fé e devoção a Jesus Cristo e a sua mãe Maria.

A procissão com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora saíram da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios por volta das 18 horas. O cortejo seguiu pela rua Santo Antônio, retornou pela avenida Getúlio Vargas e passou pelas ruas Coronel Francisco Santos, Coronel Antônio Rodrigues, Monsenhor Hipólito e retornou para o local de partida.

Imagem: José Maria/GP1Dom Plínio comanda a procissão (Imagem:José Maria/GP1)Dom Plínio comanda a procissão 



Durante o percurso, dezenas de fiéis levavam velas, enquanto outros caminhavam de pés descalços. Seguiram a procissão crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos com o mesmo sentimento de amor e devoção a Jesus Cristo, que ressurge com mais força neste período da Semana Santa.

Imagem: José Maria Barros/GP1Multidão toma conta da praça Justino Luz(Imagem:José Maria Barros/GP1)Multidão toma conta da praça Justino Luz



Antes da Procissão do Senhor Morto, a partir das 14h na Igreja Catedral, foi realizada a Via Sacra e em seguida a solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo. O ato culminou com o beijo da cruz, oportunidade em que centenas de pessoas enfrentaram filas para essa demonstração de fé.

Como parte da programação o bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Luz, relembrou as sete últimas frases proferidas por Jesus Cristo quando estava pregado na cruz.

“Sei que para todos esse momento é importante se mostrar que Jesus, depois de uma longa experiência de humilhação entrega sua vida nas mãos de Deus. Pregado na cruz e com dificuldade de respirar, ele pronuncia essas palavras com força, seguro do que estava dizendo” – destacou dom Plínio, citando cada uma das palavras e o seu significado.
Em seguida, aconteceu a encenação do descimento da imagem de Jesus Cristo da Cruz e a procissão, a mais tradicional da cidade de Picos e que todos os anos reúne uma multidão.

Imagem: José Maria Barros/GP1Dom Plínio agradece a participação do povo(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dom Plínio agradece a participação do povo



Ao final da procissão, dom Plínio agradeceu a presença de todo o povo e disse acreditar que cada um que participou da procissão estava mais convicto da necessidade de buscar Deus. “Isso é tudo o que nós queremos durante a Semana Santa” – pontuou.

Imagem: José Maria Barros/GP1Imagem de Cristo é colocada no caixão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Imagem de Cristo é colocada no caixão

Programação

Hoje, 4, durante o dia a igreja lembra o Sepulcro do Senhor no silêncio e os devotos se encontram somente à noite, a partir das 20h, na vigília pascal para a renovação das promessas batismais.

Amanhã, 5, Domingo de Páscoa, haverá missa às 9h na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e, a partir das 17h Procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da Catedral e encerrando com a missa.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.