Fechar
GP1

Piauí

Câmara de Picos aprova título de cidadania ao proprietário de banca de revista Quincó

Projeto é de autoria do vereador Simão Carvalho Filho (PMDB) e foi aprovado por unanimidade em duas votações nesta quinta-feira, 30 de abril

A Câmara Municipal de Picos aprovou nesta quinta-feira, 30 de abril, projeto decreto legislativo concedendo o título de cidadania ao proprietário da banca de revistas A Caiçara, Joaquim de Oliveira Lopes Neto, popularmente conhecido como Quincó, de 57 anos.

A proposição foi apresentada pelo vereador Simão Carvalho Filho (PMDB) e aprovada por unanimidade e, em definitivo, em duas sessões. Agora o homenageado será comunicado pelo presidente da casa, Hugo Victor (PMDB), da decisão e terá o direito de marcar a data em que vai receber solenemente a honraria.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereador Simão Carvalho, autor do projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereador Simão Carvalho, autor do projeto

Ao apresentar o projeto, o vereador Simão Carvalho justificou a iniciativa, argumentando que Quincó é uma pessoa bastante conhecida e há muitos anos trabalha em uma atividade que promove a cultura. Segundo o parlamentar, a banca de revistas A Caiçara é um ponto de referência para as pessoas que gostam da leitura, por isso a homenagem é mais do que justa.

Homenageado

Nascido na cidade de Oeiras no dia 20 de junho de 1957, Joaquim de Oliveira Lopes Neto, o Quincó, mudou-se para Picos em 1969, indo morar no povoado Saquinho. Em 1970, mudou-se para o centro da cidade e no ano de 1979 começou a trabalhar como funcionário da banda de revistas A Caiçara, na época localizada na avenida Getúlio Vargas.
Imagem: José Maria Barros/GP1Qunicó em sua tradicional banca de revistas A Caiçara(Imagem:José Maria Barros/GP1)Qunicó em sua tradicional banca de revistas A Caiçara
Em 1984, ao lado de um primo chamado Felipe, adquiriu a banca de revistas e pouco tempo depois comprou a parte do sócio e tornou-se único proprietário do empreendimento. No início de 1993, mudou de endereço e montou a banca de revistas na praça Félix Pacheco, onde permanece até hoje.
Imagem: José Maria Barros/GP1Quincó trabalha com venda de revistas desde 1979(Imagem:José Maria Barros/GP1)Quincó trabalha com venda de revistas desde 1979

Quincó é casado com Irene Maria de Sousa Lopes, de cuja união nasceram três filhos. Até hoje sua banca A Caiçara permanece como um ponto de referência para quem gosta de uma boa leitura, quer seja de revistas, quer seja de jornais.



Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.