Fechar
GP1

Piauí

Bazar de Maio movimentará a Vila Irmã Dulce

Evento acontece neste domingo (17), na creche do Cincacre

Neste domingo (17), será realizado o Bazar de Maio com produtos artesanais confeccionados pelos grupos de produção de Mulheres Artesãs da Vila Irmã Dulce e da Comunidade Rural do município de Nazária, localizado a 32 quilômetros de Teresina.

O evento acontecerá das 08h00 às 16h00 na creche do Centro Integrado da Criança e do Adolescente Cordeiro do Reino, Cincacre, localizado na Rua Mirra, 2250 – Vila Irmã Dulce, na zona sul de Teresina.

De acordo com a gestora do Projeto Polos Artesanais do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo, as artesãs da Vila Irmã Dulce são acompanhadas por uma equipe de consultores da instituição há dois anos. O trabalho começou para atender a um pleito da Irmã Graça, que comanda o Cincacre. Em Nazária, o trabalho iniciou a cerca de um ano.

“Temos vários especialistas atuando junto a esses grupos. A designer Joana D’arc e o estilista José Feitosa trabalham as cartelas de cores, perspectivas e a composição das peças. Já a bordadeira Maria Helena ensina técnicas detalhadas de bordados. A Rosirene Silva mostra como montar acessórios de qualidade. Na parte de gestão, os grupos são auxiliados pelo consultor Emanuel Sinimbu. E a união de todos esses profissionais tem feito uma grande diferença”, explica Rosa de Viterbo.

Ainda segundo a gestora, por meio das orientações técnicas, os artesãos puderam fortalecer o lado criativo, o que resultou em produtos com maior qualidade e valor agregado. “As peças estão cada vez mais diferenciadas. Percebemos uma grande evolução ao longo desse tempo de trabalho. As mulheres estão muito satisfeitas com os resultados”, destaca.

O primeiro bazar aconteceu em maio do ano passado. Em dezembro foi realizado o Bazar de Natal. E este ano, a iniciativa chega com força total. Serão apresentados produtos inovadores com bordados, fuxico e retalhos de malhas e jeans, como: roupas, tiaras, faixas de cabelo, cintos, bolsas, carteiras, pulseiras, jogos americanos, almofadas, tapetes, entre outras peças.

Os retalhos são doados pela empresa de moda fitness Body One, que faz o descarte desse material, sem agredir o meio ambiente. O que antes ficava amontoado na fábrica e comprometia a produção, hoje serve de matéria-prima para o grupo de produção da Vila Irmã Dulce.

O consultor José Feitosa destaca que o artesanato muda a vida nas comunidades. “Em pouco tempo observei que, além da geração de renda há, sobretudo, uma transformação pessoal. Os artesãos passam a ter outro olhar sobre suas próprias vidas. Saem da ociosidade e passam a ser empreendedores”, ressalta Feitosa.

O Bazar de Maio é uma realização do Cincacre em parceria com o Sebrae no Piauí.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.