Fechar
GP1

Piauí

Vereador Rinaldinho denuncia fracasso do programa de coleta seletiva do lixo em Picos

Projeto foi lançado com toda pompa no início da administração do ex-prefeito Kléber Eulálio, mas se transformou em um fiasco.

Lançado com toda pompa em solenidade realizada na Câmara Municipal de Picos na manhã de 3 de junho de 2013, o Programa de Coleta Seletiva do Lixo fracassou. A denúncia é do vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB).
Imagem: José Maria Barros/GP1Material apresentado durante lançamento do programa(Imagem:José Maria Barros/GP1)Material apresentado durante lançamento do programa
Coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Coleta Seletiva é um programa de limpeza pública e educação ambiental que consiste na seleção do lixo seco (inorgânico), que é reciclável, do lixo úmido (orgânico), que, por sua vez, é biodegradável.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereador Rialdinho denuncia fracasso do programa(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereador Rialdinho denuncia fracasso do programa
Entretanto, mais de dois anos após o seu lançamento, o programa é considerado um fiasco e a maioria dos coletores instalados em praças e logradouros públicos, está quebrado. Enquanto isso, a coleta continua sendo feita da mesma forma de vinte anos atrás.

Segundo o vereador Rinaldinho, o que ele pode perceber é que a Prefeitura de Picos, como de costume, ao lançar o programa queria apenas jogar para a plateia, buscava somente o efeito midiático.
Imagem: José Maria Barros/GP1Lixo espalhado embaixo do coletor(Imagem:José Maria Barros/GP1)Lixo espalhado embaixo do coletor
“O tempo passou, já são mais de dois anos e meio dessa atual administração, onde fizeram todo estardalhaço da coleta seletiva do lixo e hoje nós continuamos vendo que o lixo é coletado da mesma forma de vinte anos atrás” – lembrou o vereador Rinaldinho.

O parlamentar ressalta que, apesar de toda a pompa com que o programa foi lançado e dos investimentos para aquisição de coletores e os gastos com material de propaganda, a coleta permanece da mesma forma de quando o vereador Antônio Afonso era secretário de limpeza há vinte anos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Coleta de lixo continua da mesama forma de vinte anos atrás(Imagem:José Maria Barros/GP1)Coleta de lixo continua da mesama forma de vinte anos atrás
O parlamentar acrescenta que o tempo passou, a cidade de Picos cresceu e continua do mesmo jeito. Sem ter coleta seletiva e bastante deficitário, prejudicando, principalmente, o Rio Guaribas, porque, afinal de contas grande parte dessa sujeira vai para o seu leito.
“Portanto, não podemos negar que o Programa da Coleta Seletiva do Lixo em Picos fracassou e isso é ruim para a comunidade, que chegou a acreditar na iniciativa” – afirma o vereador Rinaldinho.
Imagem: José Maria Barros/GP1Lixo nas ruas de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Lixo nas ruas de Picos
Imagem: José Maria Barros/GP1Programa de Coleta Seletiva do Lixo foi lançado com toda pompa(Imagem:José Maria Barros/GP1)Programa de Coleta Seletiva do Lixo foi lançado com toda pompa
Imagem: José Maria Barros/GP1Coletor quebrado(Imagem:José Maria Barros/GP1)Coletor quebrado
Imagem: José Maria Barros/GP1Coletor quebrado na praça Félix Pacheco(Imagem:José Maria Barros/GP1)Coletor quebrado na praça Félix Pacheco
Imagem: José Maria Barros/GP1Coletores não são utilizados pela população(Imagem:José Maria Barros/GP1)Coletores não são utilizados pela população

Rio Guaribas


Falando sobre a situação do Rio Guaribas, o vereador Rinaldinho lembra que na gestão do ex-prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), até os vereadores de oposição falavam que a maior obra dele (Gil) era a limpeza e a drenagem do leito do Rio Guaribas. Na opinião dos parlamentares, o serviço teria evitado a inundação da cidade quando o volume de água era grande.
Imagem: José Maria Barros/GP1Rio Guaribas está tomado pelo mato(Imagem:José Maria Barros/GP1)Rio Guaribas está tomado pelo mato
O vereador afirma que na atual administração, além de não ter sido dado continuidade a limpeza e drenagem do Rio Guaribas, ainda acabaram com a Prainha, que era um espaço de lazer. Lá foram investidos recursos públicos para construção de barracas e aconteciam shows todos os finais de semana.

“Aquele espaço hoje já não existe mais, está abandonado e tomado pelo mato. Além disso, do outro lado do rio tinha outro espaço de lazer, onde foram construídos três campos, dois de vôlei e um de futebol e também o mato tomou de conta” – denunciou Rinaldinho.
Imagem: José Maria Barros/GP1Leito do Rio Guaribas precisa de uma limpeza(Imagem:José Maria Barros/GP1)Leito do Rio Guaribas precisa de uma limpeza
Para o parlamentar, a Prefeitura de Picos precisa urgentemente fazer a limpeza do leito do Rio Guaribas, para que a água liberada da Barragem de Bocaina possa chegar até o povoado Torrões, em Picos. E de lá até o município de Paquetá do Piauí, beneficiando dezenas de produtores.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.