Fechar
GP1

Piauí

Quadra de esportes abandonada em frente ao CEM vira ponto de encontro para usuários de drogas

O espaço de lazer fica localizado na Praça da Harmonia, inaugurada há 32 anos, carece de manutenção e os moradores cobram soluções.

Harmonia, sinônimo de equilíbrio, coerência, paz. Certamente, esses substantivos ressaltam bem o sentido que foi dado ao espaço de lazer denominado Praça da Harmonia, inaugurada em dezembro de 1983, ainda na gestão do ex-prefeito Freitas Neto e do ex-governador Hugo Napoleão.
Imagem: Lucas Dias/GP1Praca do CEM(Imagem:Lucas Dias/GP1)Praça da Harmonia
Porém, a praça que fica localizada na rua 19 de Novembro, em frente ao Centro Educacional Masculino (CEM) no bairro Itaperu, não possui condições para que a população utilize o espaço que poderia atrair crianças e adolescentes. A quadra de esportes, principal área de diversão para as crianças, não passa por manutenção há mais de 10 anos, de acordo com moradores.
Imagem: Lucas Dias/GP1Praca do CEM(Imagem:Lucas Dias/GP1)Alambrado destruído
E o resultado não poderia ser diferente. O piso está quebrado e é possível ver o mato nascendo entre os blocos de concreto; parte da estrutura do alambrado veio abaixo. E em meio à ação do tempo, as traves, cobertas por ferrugem, apresentam perigo para as poucas crianças, que ainda se arriscam ao brincar na quadra.
Imagem: Lucas Dias/GP1Praca do CEM(Imagem:Lucas Dias/GP1)Quadra de esportes
De acordo com a dona de casa, Mary Rodrigues, a falta de iluminação é outra reclamação comum entre os populares. “Todo dia tem usuário de droga por aqui, principalmente, durante a noite. Eu evito andar nesse horário por medo de ser atacada por eles”, comentou. Outro popular, que não quis ser identificado, afirmou que mora na região há 40 anos e desde a inauguração não houve nenhuma reforma no local. “Aqui as crianças já cresceram e não aproveitaram o espaço”, desabafou. A falta de atenção desestimula as poucas crianças que ainda encontramos na nossa segunda visita até a praça.
Imagem: Lucas Dias/GP1Crianças aproveitam o que restou na praça da Harmonia(Imagem:Lucas Dias/GP1)Crianças aproveitam o que restou na praça da Harmonia

Outro lado

O GP1 procurou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer a fim de buscar respostas para a demanda da população e, de acordo com o secretário Galba Coelho, a própria população é responsável pelo atual estado da quadra. “Depois que o CEM foi instalado naquele local, os próprios moradores deixaram de utilizar aquele espaço. As muretas foram quebradas, a iluminação foi roubada”, ressaltou o secretário.
Imagem: Lucas Dias/GP1Praca do CEM(Imagem:Lucas Dias/GP1)Muretas quebradas
Porém, o GP1 questionou o fato de que há moradores com esperança de ter de volta o espaço em condições favoráveis para o lazer e, assim, o secretário se comprometeu em fazer uma visita ao local. “Nós vamos conversar com os moradores, ver o que pode ser feito com a situação da traves, do piso. A Semel está priorizando aqueles espaços em que há grande participação da comunidade, mas de qualquer forma nós vamos lá para estudar o que pode ser feito”, prometeu Galba Coelho.
Imagem: Lucas Dias/GP1Praca do CEM(Imagem:Lucas Dias/GP1)Bancos deteriorados
Imagem: Lucas Dias/GP1Praca do CEM(Imagem:Lucas Dias/GP1)Estrutura das muretas danificada
Curta a página do GP1 no facebook:
www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.