Fechar
GP1

Piauí

Vereadora Fátima Sá denuncia o atraso de três meses nos repasses do Picos Prev

Os atrasos são referentes aos meses de maio, julho e julho da Secretaria Municipal de Saúde e já somam mais de 574 mil reais.

A vereadora Maria de Fátima Lacerda de Sá Barros (PSDB) denunciou na sessão de ontem, 13, o atraso de três meses nos repasses do Picos Prev – Fundo de Previdência do Município de Picos. O débito é referente aos meses de maio, junho e julho deste ano.
Imagem: José Maria Barros/GP1Denúncia foi feita na sessão de ontem da Câmara de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Denúncia foi feita na sessão de ontem da Câmara de Picos
A parlamentar cobrou providências urgentes por parte do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), que desde a sua posse no Palácio Coelho Rodrigues em 14 de junho, não fez nenhum repasse da Saúde para o Fundo de Previdência do Município.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereadora considera atraso como apropriação indébita.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereadora considera atraso como apropriação indébita.
Segundo informações do coordenador do Picos Prev, Antônio de Moura Martins, somente com a Saúde o débito atualizado com o servidor é de 310 mil 790 reais e 72 centavos. Já o débito patronal totaliza 263 mil 583 reais e 11 centavos. O débito total da pasta com o Fundo de Previdência do Município é de 574 mil 374 reais e 11 centavos.

Apropriação indébita

Segundo a vereadora Fátima Sá (PSDB), o município de Picos (Secretaria de Saúde) está há três meses sem fazer o repasse para o Fundo Previdenciário Municipal. Para ela, o mais agravante nisso tudo é que o atraso não é somente do patronal, mas do funcional, aquele que a administração desconta do contracheque do servidor.
Imagem: José Maria Barros/GP1Cópia de documento que comprova o atraso nos repasses do Picos Prev(Imagem:José Maria Barros/GP1)Cópia de documento que comprova o atraso nos repasses do Picos Prev
“Esses recursos deveriam ser repassados automaticamente para o Fundo de Previdência do Município. O dinheiro está sendo retirado do servidor e ninguém sabe o destino! Trata-se de apropriação indébita” – alfinetou a vereadora Fátima Sá (PSDB).

Os atrasos vêm desde a gestão do ex-prefeito Kléber Eulálio e continuam na atual, comandada pelo Padre Walmir, que era vice. Somente no governo de Kléber foram feitos dois parcelamentos e o prefeito que assumiu ainda não repassou nada referente à Saúde, que já está com três meses em atraso.

“Com certeza em breve deverá vir para a Câmara Municipal de Picos mais um pedido de parcelamento do Fundo Previdenciário. Desta forma, daqui a dez ou quinze anos o servidor que precisar se aposentar não terá nenhuma segurança, pois o Picos Prev não está sendo pago” – previu a vereadora Fátima Sá.

Outro lado


O coordenador do Picos Prev, Antônio de Moura Martins, disse que já foi informado pelo atual secretário municipal de Saúde, que os ajustes fiscais estão sendo feitos para que essa pendência seja sanada o quanto antes.

O líder do governo na Câmara de Picos, vereador Wellington Dantas (PT), garantiu que conversou por telefone com o secretário municipal de Saúde, José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé (PT) sobre o atraso. Este lhe garantiu que o problema já estava sendo solucionado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.