Fechar
GP1

Piauí

Detran do Piauí dá dicas de segurança no trânsito

O órgão está empenhado a promover ações educativas para garantir a segurança dos ciclistas no trânsito.

O dia do ciclista é celebrado nesta quarta-feira (19), e o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) aproveita a data para alertar sobre a importância de diminuir os números de vítimas no trânsito. O órgão está empenhado a promover ações educativas para garantir a segurança dos ciclistas no trânsito.

De acordo com o projeto Vida no Trânsito, em 2014, sete ciclistas morreram e 29 ficaram gravemente feridos como resultado de ocorrências de trânsito em Teresina. Para a diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), Jeovanna Moura, é preciso chamar mais a atenção da população para garantir a segurança no trânsito.

"No Piauí, temos um grande número de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte. Durante as ações da Escola de Trânsito, procuramos conscientizar os ciclistas sobre os cuidados básicos que precisam ter no trânsito, mas buscamos também conscientizar os demais condutores sobre a necessidade de respeitar os direitos dos ciclistas”, explica.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento de Teresina, atualmente, na capital, existem cerca de 42km de ciclovias e ciclofaixas espalhadas pela cidade. O Detran-PI realiza um trabalho de conscientização com a população para promover um trânsito mais organizado. "É preciso estar sempre atento a sinalização. Se todos respeitarem as normas de regulamentação do trânsito, com certeza termos um trânsito pacífico e organizado", ressalta a diretora da EPT.

Dicas de Segurança

O Detran-PI listou algumas dicas de segurança no trânsito para os ciclistas:

- Em vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá acontecer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, no mesmo sentido da circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores, evitando assim colisões e acidentes mais graves;

- Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres;

- São equipamentos obrigatórios para as bicicletas, entre outros a serem estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito: a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo;

- O capacete é um item imprescindível à segurança do ciclista;

- A sinalização do ciclista deve ser indicada com o braço, indicando aos demais condutores suas intenções no trânsito;
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.