Fechar
GP1

Piauí

Audiência vai discutir região do Matopiba na Câmara Federal

A audiência foi solicitada pelo deputado federal Átila Lira (PSB) e será realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal.

A região conhecida como Matopiba, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, será alvo de discussão na Câmara Federal em audiência pública que será realizada às 10hrs na próxima quinta-feira (27).

A audiência foi solicitada pelo deputado federal Átila Lira (PSB) e será realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal. A audiência também irá discutir o Plano Nacional de Defesa Agropecuária. Foram convidados para participar da audiência, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além de um representante da Cáritas Brasileira, da Rede Cerrado e da Rede de Ongs da Mata Atlântica.
Imagem: Lucas Dias/GP1Átila Lira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Átila Lira
A região do Matopiba é considerada uma das mais importantes do país e ainda está em desenvolvimento. O Matopiba é considerada última fronteira agrícola em expansão do mundo e abrange 337 municípios. A área é tida como estratégica para o governo federal, já que a perspectiva é de que a produção aumente em 20% nos próximos dez anos.

Segundo o deputado Átila Lira, o plano de desenvolvimento previsto para a região precisa ser discutido. “Considerando a realidade socioambiental e econômica da região em análise, haverá impactos positivos e negativos, e a sociedade brasileira tem o interesse de melhor conhecer e debater o assunto”, afirmou o deputado.

Para o deputado federal, apesar da importância da área, que abrange 73 milhões de hectares, é preciso lembrar que essa região possui em toda sua extensão 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas, 745 assentamentos da reforma agrária e 36 comunidades quilombolas. Além de ter quatro regiões hidrográficas: Tocantins/Araguaia, Parnaíba, Atlântico Nordeste Ocidental e São Francisco e os biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pré-Amazônia, onde vive uma população de 5,9 milhões de pessoas, sendo que 35% vivem na zona rural.

*Com informações do Câmara Notícias
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.