Fechar
GP1

Piauí

Festival de Rabecas de Bom Jesus recebe Elba Ramalho

A 8ª edição do evento começa na próxima quinta-feira (10). Confira a programação.

Começa na próxima quinta-feira (10) a oitava edição do Festival de Rabecas de Bom Jesus. O palco Mestre Joaquim Carlota, na praça da Catedral, receberá a abertura oficial do evento, a partir das 20 horas, com a Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e os mestres rabequeiros, acompanhados por Jefferson Leite e Trio Gavião. Mais cedo, no palco Queijinho Mestre Beija, na praça do Fórum, tem teatro e dança, a partir das 17 horas.

Com atrações diversificadas, que unem referências da cultura local e nacional, o Festival de Rabecas vem se consolidando como um dos festivais culturais mais importantes do Estado. O primeiro dia de festival, que segue até o próximo sábado (12), terá a Cia. de Teatro da Tribo, com o espetáculo “Cinderela” e o grupo Harém de Teatro, com “Um bico para velhos palhaços”, no palco Queijinho Mestre Beija. Por lá, acontece apresentação de dança com a Cia do Cerrado, da cidade de Bom Jesus.
Imagem: DivulgaçãoElba Ramalho(Imagem:Divulgação)Elba Ramalho
À noite tem os shows de Lene Alves e o Forró de Todos os Tempos, Banda Encantus e Dally Samba, no palco Mestre Joaquim Carlota. Já o segundo dia contará com a dança, teatro, apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e os shows da cantora Mara Pavanelly, As Fulô do Sertão e Voo Livre. Uma das atrações mais esperadas se apresentará no último dia de Festival, a cantora Elba Ramalho, que levará toda sua agitação e boa música para o público no palco Mestre Joaquim Carlota, a partir das 22h. Em seguida, ainda terá apresentações de Valdo e Felipe e a banda local Pressão Total que fará o encerramento do festival.
Imagem: Divulgação Lilia Diniz(Imagem:Divulgação) Lilia Diniz
Segundo o produtor cultural do evento, Carlos Anchieta, o Festival de Rabecas engloba todos os estilos musicais, dando importância aos artistas da terra. Para o produtor, o objetivo é diversificar, com apresentações que contemplem os artistas locais, e promover a integração com artistas de outras cidades e de outros estados, que estarão presentes no festival. Nesta edição terá ainda a apresentação de Duo Recanto, de Portugal.
Imagem: DivulgaçãoAs Fulô do Sertão(Imagem:Divulgação)As Fulô do Sertão
“O Festival de Rabecas tem uma parte toda de cultura popular, trazendo o Chagas Vale que é manipulador de bonecos, além da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e dos mestres rabequeiros. De Teresina, terá apresentação da banda As Fulô do Sertão, que cantam forró pé de serra. Tem também Lene Alves, que está fazendo um trabalho de resgate dos forrós tradicionais, e vamos ter um grupo de incelência de uma comunidade quilombola se apresentando no evento”, diz.

Carlos cita ainda a presença de Lília Diniz, com os Sertanejares. “Ela é uma poetisa do Maranhão que realiza um trabalho autoral junto aos rabequeiros”, explica o produtor. A cantora Mara Pavanelly também é presença confirmada em Bom Jesus. “E no domingo tem o grande show com a Elba Ramalho”, diz Carlos Anchieta.

O secretário estadual de cultura, Fábio Novo, que é um dos idealizadores do Festival de Rabecas, exalta também a importância de valorizar a cultura local no Festival. “Com o apoio às escolas de rabecas, em Bom Jesus, de sanfonas, em São Raimundo Nonato, e de bandolins, em Oeiras, vamos fomentar a cultura e ajudar a preservar as riquezas presentes nessa região. O Piauí terá a primeira orquestra de rabecas do Brasil”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

PROGRAMAÇÃO

10/09 – quinta-feira

Palco Queijinho Mestre Beija (Praça do Fórum):
TEATRO
17h – Cia Teatro da Tribo, com a peça “Cinderela”
19h – Grupo Harém Pictures, com a peça “Um bico para velhos palhaços”
DANÇA
18h – Cia do Cerrado da cidade de Bom Jesus

Palco Mestre Joaquim Carlota
(Praça da Catedral)
20h – Abertura oficial
20:30 – Apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus mestre “Joaquim Carlota” e os mestres da rabeca Erundino, Pedro da rabeca, Mundico Silva e Joaquim Carlota, acompanhados de Jefferson Leite e Trio Gavião
21:30 – Vagner Ribeiro e grupo Valor de PI
22:30 - Duo Recanto, de Portugal
23:00 – Lene Alves e o Forró de todos os tempos
00:30 – Banda Encantus
02:30 – Dally Samba

11/09 – sexta-feira
Auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
TEATRO
17h – Grupo Teatro de Pesquisa – GRUTEPE, com a peça “Itararé: a República dos Desvalidos”

Palco Queijinho Mestre Beija
(Praça do Fórum)
TEATRO
17h: Cotejoc, com “A verdadeira história de Romeu e Julieta”
19h: Grupo Utopia, com a peça “Chapeuzinho Vermelho”
DANÇA
18h: Oficina de Dança Betty Batalli

Palco Mestre Joaquim Carlota
(Praça da Catedral)
20h: Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e mestres rabequeiros
21h: Puxadores de incelência da comunidade quilombola costaneira, de Paquetá do Piauí
21:30: Lilia Diniz (MA) - sertanejares
11:30: As Fulô do Sertão
01:30: Mara Pavanelly
03:30: Voo livre

12/09 – sábado

Espaço mestre Salim “Mercado Central”
8h: Pâmela dos teclados e mestres rabequeiros

Palco Queijinho Mestre Beija
(Praça do Fórum)
TEATRO
17h: “As aventuras de Cassimiro Coco”, teatro de bonecos, com Chagas Vale
19h: Oficina de Teatro de Bom Jesus, com a peça “Teresinha de Jesus”
DANÇA
18h: Apresentação da escola de dança Lenir Argento

Palco Mestre Joaquim Carlota
(Praça da Catedral)
20h – encerramento com Orquestra de Rabecas de Bom Jesus, mestres rabequeiros, Jefferson Leite e trio Gavião e participação de Pâmela dos Teclados
20:30: Vando do Trombone e resultado de oficina musical com a terceira idade
22h – Elba Ramalho
00:30 – Valdo e Felipe
03:00 – Pressão Total

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.