Fechar
GP1

Piauí

Servidores protestam contra terceirização do Hospital Justino Luz

Com faixas e cartazes servidores promoveram na manhã de hoje uma manifestação de protesto em frente ao Hospital Regional de Picos.

Os funcionários do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, promoveram na manhã desta terça-feira, 8, uma manifestação contra a proposta do governo do estado de terceirização da unidade de saúde. O protesto contou com a presença de representantes de outras classes, como dos servidores municipais.

Vestidos de preto em sinal de luto e portando faixas e cartazes, os servidores se concentraram em frente à entrada do Hospital Regional Justino Luz para se manifestar contra a iniciativa de privatização. Os líderes do movimento usaram o microfone e cobraram do governo a suspensão do processo.
Imagem: José Maria Barros/GP1Representante do Sindespi condena projeto do governo(Imagem:José Maria Barros/GP1)Representante do Sindespi condena projeto do governo
Representado por Maria da Trindade Ribeiro, o Sindicato dos Servidores da Saúde Pública do Estado do Piaui (Sindespi), esteve presente na manifestação. A entidade se uniu aos trabalhadores de Picos contra a proposta de privatização do Hospital Justino Luz.
Imagem: José Maria Barros/GP1Representante do Senatepi criticia proposta do governo(Imagem:José Maria Barros/GP1)Representante do Senatepi criticia proposta do governo
Tânia Luz, do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos do Estado do Piauí (Senatepi), disse que os servidores receberam a notícia com muita angustia e preocupação. Segundo ela, a terceirização significa um não ao SUS.
Imagem: José Maria Barros/GP1Protesto reuniu expressivo número de servidores(Imagem:José Maria Barros/GP1)Protesto reuniu expressivo número de servidores
“È tirar o direito do cidadão e nós estamos aqui justamente para lutar contra essa atitude do governo, que demonstra a falta de capacidade para gerir a saúde pública no Piauí. Acreditamos, inclusive, que existam interesses próprios por traz disso” – alertou a sindicalista.

Apesar de haver a publicação de um edital com abertura do processo de contratação da empresa que vai gerir o hospital, Tânia Luz afirma que a categoria foi pega de surpresa. Segundo ela, não houve nenhuma discussão com os servidores e nem com a comunidade picoense. Nem mesmo o Conselho Municipal de Saúde foi avisado sobre a proposta e tomou conhecimento somente após a publicação do aviso de seleção pública.
Imagem: José Maria Barros/GP1Cartaz expressa sentimento dos picoenses em relação ao projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Cartaz expressa sentimento dos picoenses em relação ao projeto
Para Tânia Luz, mesmo o governo garantindo que a empresa contratada não terá fins lucrativos, terceirizar não é bom. “Quem vai gerir um serviço desses com certeza vem com interesse em lucrar e isso é ruim para a população e para o servidor. Acaba concurso público, é um não à democracia” – pontua.

Presente à manifestação, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm), Edna Moura, disse que é um fato surpreendente e escolheram o Hospital Regional Justino Luz como cobaia.
Imagem: José Maria Barros/GP1Presidente do Sinderm apoia movimento dos servidores do hospital(Imagem:José Maria Barros/GP1)Presidente do Sinderm apoia movimento dos servidores do hospital
“Trata-se de um projeto audacioso, que é a privatização, sem conversar com a população, que está chocada e preocupada com essa possibilidade”, ressalta a sindicalista.

Seleção


O aviso do processo público para escolha de entidade de direito privado visando à operacionalização e execução de serviços de saúde do Hospital Regional Justino Luz, foi publicado no último dia 24 de agosto no Diário Oficial do Estado. A seleção está prevista para as 9 horas da manhã da próxima quinta-feira, 10 de setembro.
Imagem: José Maria Barros/GP1Faixas contra a terceirização(Imagem:José Maria Barros/GP1)Faixas contra a terceirização
Imagem: José Maria Barros/GP1Faixas foram afixadas na entrada do hospital(Imagem:José Maria Barros/GP1)Faixas foram afixadas na entrada do hospital
Imagem: José Maria Barros/GP1Manifestantes se concentram na entrada do hospital.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Manifestantes se concentram na entrada do hospital.
Imagem: José Maria Barros/GP1Picoenses são contra projeto de terceirização do HRJL(Imagem:José Maria Barros/GP1)Picoenses são contra projeto de terceirização do HRJL

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.