Fechar
GP1

Piauí

Cresce número de canetas raio laser apontadas para aviões em Teresina

O número é 30% maior do que foi registrado em 2014. Todas as empresa que operam voos para a capital piauiense já foram alvo de incidentes com o uso criminoso de raio laser.

Vinte e nove incidentes com o uso de canetas raio laser apontadas para aviões foram notificados em 2015 ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) por controladores de trafego aéreo em Teresina. O número é 30% maior do que foi registrado em 2014. Todas as empresas que operam voos para a capital piauiense já foram alvo de incidentes com o uso criminoso de raio laser.

Em junho de 2015, piloto da Gol Linhas Aéreas reclamou bastante de incidência de raio laser direcionado intencionalmente para a cabine, quando no procedimento para pouso. O piloto informou que devido à dificuldade houve possibilidade de arremetida. De acordo com a notificação a localização aproximada do foco ficaria no bairro Parque Piauí.
Imagem: DivulgaçãoPiloto em cabine de avião(Imagem:Divulgação)Piloto em cabine de avião
Apontar caneta com raio laser para um avião constitui um perigo externo que pode afetar a segurança do voo, pois o piloto pode ter afetada gravemente sua visão, provocando: distorções na leitura dos instrumentos, distração, formação de imagens falsas, ofuscamento, queimadura da retina, hemorragia na retina e cegueira temporária colocando, assim em risco a operação.

O Código Penal Brasileiro prevê punições para aqueles que cometem essa prática. De acordo com o artigo 261 da legislação, expor a perigo uma aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato que impeça ou dificulte o voo é um crime cuja pena varia de quatro a cinco anos de prisão. Se o ato resultar em queda ou destruição de aeronave, a pena pode chegar a 12 anos de reclusão.
Imagem: DivulgaçãoCaneta com raio laser apontada para o céu (Imagem:Divulgação)Caneta com raio laser apontada para o céu
As canetas a laser são fáceis de serem adquiridas. Elas podem ter a luz vermelha ou verde, sendo a última a mais potente, cerca de 60 vezes mais que a vermelha. Uma caneta raio laser pode ser adquirida livremente pela internet com preço que varia de R$ 20,00 a R$ 400,00, conforme a sofisticação e potência. A potência de uma caneta é cerca de 0,5 milivolt (mV). Mas são encontradas no mercado online equipamentos de até 500 mV.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.