Fechar
GP1

Piauí

Arão Lobão diz que Detran quer diminuir acidentes no Piauí

"O Estado, através do Detran, está preocupado em diminuir os acidentes de trânsito no Estado do Piauí, principalmente os com vítimas fatais e sequelados", disse Arão.

Em entrevista ao GP1, o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Arão Lobão, fez um balanço das ações realizadas neste ano e afirmou que a diminuição dos acidentes de trânsitos é o principal objetivo de sua gestão. Ele informou que o órgão está investindo na educação de trânsito e que já está conseguindo resultados positivos.

“O Estado, através do Detran, está preocupado em diminuir os acidentes de trânsito no Estado do Piauí, principalmente os com vítimas fatais e sequelados. Nesse sentido estamos trabalhando para ter um trânsito mais tranquilo. Para isso estamos trabalhando com a Educação, a fiscalização de trânsito, melhorias das estruturas físicas do Detran, melhorias do sistema de informática e das vias públicas do Estado. Nesse sentido estamos com ações da Escola Piauiense de Trânsito de forma continuada, prestando educação na capital e no interior, de forma individual ou com parceiros, como o Ministério Público. Nesse conjunto de ações que são feitas, já conseguimos auferir alguns resultados positivos. No ano passado, dados do Hospital de Urgências de Teresina, que atende pessoas de vários municípios, registramos [de 2015] em relação a 2014 uma redução de 12% dos atendimentos de acidente de trânsito. Isso é muito significativo porque isso resulta em vidas salvas que é o grande objetivo”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Arão LobãoArão Lobão

Uma nova parceria do Detran com o Ministério Público irá levar ações de educação sobre o trânsito em vários municípios piauienses.  “Tivemos uma reunião com o Ministério Público para a realização de ações em todo o Estado, com palestras em escolas públicas e distribuição de material educativo, inclusive, já está agendado para o dia 21 de novembro a primeira ação junto com o Ministério Público na cidade de Bom Jesus. Estamos nessa linha de trabalho de educação no trânsito. Quero registrar que visitamos no ano passado mais de 70 cidades, e nesse ano, no primeiro semestre tivemos mais de 40 cidades visitadas, também com distribuição de material educativo e palestra, fazendo chegar para a população a mensagem principal, que é usar os itens de segurança e respeitar a legislação de trânsito. Uma das vertentes do nosso trabalho é a diminuição dos acidentes de trânsito”, explicou Arão.

Afirmou ainda que “outra linha que nós estamos seguindo é a fiscalização, pois o Estado precisa se fazer presente no cumprimento das suas competências e a população precisa saber que as normas precisam ser cumpridas. Estamos melhorando as instalações físicas e tecnológicas das nossas Ciretrans, na capital e nos postos, para melhora atender o usuário”.

Arão Lobão disse que a interiorização das ações do Detran são importantes para que as pessoas que moram longe da capital possam ter acesso aos serviços.  “Estamos desde o início da gestão interiorizando todas as bancas analisadoras para que todo piauiense, por mais longínquo que esteja da capital, que ele possa ter acesso aos serviços oferecidos pelo Detran. Temos uma atualização trimestral, onde todas as cidades, através da circunscrição definida, as regionais, são atendidas pelo Detran para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação. Temos com isso a modernização, com a aquisição de novos equipamentos, possibilitando que a captura de imagem feita na mais distante Ciretran do Estado seja transmitida via on-line, para que o usuário não se desloque da sua região para Teresina”, afirmou o diretor.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Arão LobãoArão Lobão

Outro investimento que o órgão tem realizado é na sinalização. Só em Valença serão investidos R$ 700 mil. Cidades da região do médio Parnaíba, além de São Pedro e Agricolândia, logo deverão receber investimentos nesse sentido. “A gente está fazendo de acordo com a necessidade, assim como o tamanho e o número de acidentes registrados. Os investimentos que estão sendo feitos são programados e respeitando a situação atual. Estamos trabalhando buscando atender as necessidades, com o que nós temos, faz parte de um esforço, para que mesmo na crise, atender as necessidades do povo piauiense”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.