Fechar
GP1

Piauí

Bebê nasce dentro da ambulância do SAMU Teresina

A criança foi batizada com o nome Samuel em homenagem ao órgão.

“Amo de coração ser samuzeiro e me realizo em meu trabalho”. Foram essas as palavras de alegria ditas pelo socorrista Girleno França de Carvalho após realizar o parto de um bebê dentro da ambulância do SAMU Teresina neste final de semana. O fato emocionou a equipe, sobretudo quando souberam que a mãe, Claudia Maria Dias Carneiro, escolheu o nome Samuel para o filho, em homenagem ao órgão.

Girleno França, técnico de enfermagem do SAMU, descreveu a ocorrência, que foi a primeira do dia. “Tudo ia bem no transporte, até a paciente gritar: Está nascendo! E de fato a criança estava nascendo, calcei as luvas, peguei o material necessário, como kit de parto e ajudei essa criança a vir ao mundo, uma experiência gratificante demais”, contou entusiasmado.

Ele afirmou que aquele foi um momento que guardará para sempre na memória. “É vida nova que nasce, dom de Deus e um momento que nunca vou esquecer. Esse é o pequeno Samuel, uma homenagem da mãe ao SAMU e seu garoto nasceu saudável e com choro forte”, disse.
Imagem: DivulgaçãoGirleno França segurando o pequeno Samuel (Imagem:Divulgação)Girleno França segurando o pequeno Samuel

Cláudia Maria, mãe do Samuel, rememorou o momento: “Eu passei a noite sentindo dor, no sábado de manhã a dor aperreou e chamaram o SAMU. A ambulância chegou rápido, o atendimento foi ótimo. Meu filho nasceu na ambulância, não deu tempo de chegar à maternidade. Hoje eu e ele estamos bem”.

Ela contou ainda que há anos foi para Goiânia com o esposo em busca de trabalho. O esposo adoeceu e resolveram, recentemente, voltar para Teresina, cidade que reside a família dele.

Segundo Marcelo Benício, diretor geral do SAMU, as ambulâncias contam com todo aparato necessário para a realização do parto, caso haja necessidade. Ele explicou ainda que são realizadas, em média, 04 partos por ano dentro das ambulâncias do SAMU na capital.

Entenda o funcionamento do SAMU

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Prefeitura de Teresina. Atualmente, dispõe de 08 ambulâncias de suporte básico, 03 ambulâncias de suporte avançado e motolâncias, motos pilotadas por técnicos de enfermagem. A atuação das ambulâncias é baseada em regiões pré-delimitadas da cidade. Cada ambulância fica responsável por uma determinada área que abrange vários bairros.

Para usufruir do serviço do SAMU, é necessário que o solicitante entre em contato com a Central de Regulação, através do número gratuito 192. O seu primeiro contato será com os telefonistas. Em seguida, a ligação é repassada para o médico-regulador, que analisa o caso informado e avalia a necessidade de envio da ambulância básica ou avançada até o local; ou, ainda, apenas presta orientações ao solicitante. A partir daí, o profissional Rádio Operador se comunica e aciona, através do rádio, a ambulância mais próxima ao local da ocorrência.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.