Fechar
GP1

Piauí

Sindicato denuncia prefeito "Pé Trocado" por contratação de comissionados

Presidente do Sindsermus denuncia que em Sussuapara existem mais servidores contratados por apadrinhamento do que concursados.

O presidente do Sindicato dos Servidores Púbicos Municipais de Sussuapara (Sindsermus), Luís Acleude de Moura Leal, denunciou o prefeito de Sussuapara , Edvardo Antônio da Rocha, o Pé Trocado (PSDB), pela contratação de dezenas de servidores indicados por apadrinhamento político.
Imagem: José Maria Barros/GP1Sindicalista denuncia prefeito por contratação de apadrinhados(Imagem:José Maria Barros/GP1)Sindicalista denuncia prefeito por contratação de apadrinhados
Segundo o presidente do Sindsermus, a luta maior da entidade é em cima da contratação de servidores temporários, pois o número é superior ao quadro de efetivos do município. Ele garante que o atual prefeito, Pé Trocado (PSDB), nunca promoveu nenhum concurso público, embora já esteja no quarto ano de mandato.
Imagem: José Maria Barros/GP1Servidores de Sussuapara fazem série de reivindicações ao prefeito(Imagem:José Maria Barros/GP1)Servidores de Sussuapara fazem série de reivindicações ao prefeito
“Em 2013 eles contrataram esses servidores sem teste seletivo, sem nada. Em 2014 lançaram três editais de concurso. Lançava um errado, depois lançava outro para contratação desses servidores e da mesma forma. Lançaram o terceiro e ainda ficou errado, pois a comissão foi formada pelo próprio prefeito, com professores do município que estavam a serviço dele” – denuncia Luís Acleude.
Imagem: DivulgaçãoPrefeito de Sussuapara lota folha de pagamento com comissionados(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito de Sussuapara lota folha de pagamento com comissionados

O sindicalista lembra que não houve uma prova, mas apenas uma análise de currículo, atitude que ele entende como gravíssima para a contratação de servidores. “Tem servidor lá que não sabe nem lê e nem escrever, por isso não interessa a eles a realização de concurso público” – ressalta.

Luís Acleude afirma ainda que todos esses servidores comissionados são indicados por apadrinhamento político. O sindicato já solicitou à gestão a lista com os nomes dos efetivos, contratados e comissionados, porém, nunca teve o pedido atendido. Em razão disso, a entidade está pensando em acionar o Ministério Público Estadual para ter acesso a essas informações.

Os servidores contratados por apadrinhamento político em Sussuapara estão presentes em todas as áreas. São professores, vigias, merendeiras, motoristas. “Até mesmo a maioria dos coordenadores é contratado, quando no Plano de Carreira assegura que cargos de direção têm que ser ocupados por efetivos” – explica o presidente do Sindsermus.

De acordo com Luís Acleude, Sussuapara conta com servidores em excesso. Pelos cálculos dele, são mais de 100 efetivos e o número de contratados é superior. Diante desse quadro ele faz um apelo ao prefeito Pé Trocado, para que enxugue a folha de pagamento, tire o máximo de contratados e promova imediatamente concurso público.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.