Fechar
GP1

Piauí

Plano Nacional da Cultura Exportadora é lançado no Piauí

O projeto oferece apoio e incentivo a micro e pequenos empresários que visam o comercio exterior.

O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) foi lançado no Piauí, nesta quinta-feira (03). O projeto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é uma iniciativa que integra o Plano Brasil Maior, política industrial, tecnológica e de comércio exterior do Governo Federal. 
Imagem: Lucas Dias/GP1 Lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora, nesta quinta-feira (03)(Imagem:Foto: Lucas Dias/GP1) Lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora, nesta quinta-feira (03)
O diretor do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, comentou sobre a importância do PNCE diante da situação de dólar em alta. “Esse plano do governo federal é uma excelente oportunidade para que as pequenas empresas possam avançar no mercado internacional. Por isso, é importante que os empresários participem desse evento e conheçam de perto a iniciativa. Entender sobre exportações é um passo importante no processo de busca de espaços para os produtos nacionais no comércio exterior”, afirmou.
Imagem: Foto: Lucas Dias/GP1 Palestra durante o evento(Imagem:Foto: Lucas Dias/GP1) Palestra durante o evento
O Sebrae faz parte do Comitê Gestor do PNCE no Piauí, juntamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Sedet; Fiepi, Zona de Processamento de Exportações, ZPE de Parnaíba; Correios, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Companhia de Terminais Alfandegários.
Imagem: Foto: Lucas Dias/GP1Herlon Brandão(Imagem:Foto: Lucas Dias/GP1)Herlon Brandão
Erlon Brandão, diretor de estatística e apoio a exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, falou do conteúdo oferecido pelo PNCE. “É um grande esforço de coordenação e oferecimento de produtos e serviço para empresas, principalmente para às micro e pequenas, que às vezes não tem informação, que olha o comercio exterior como uma coisa extremamente burocrática e difícil, que não se ver colocando seu produto na China, por exemplo, e nós estamos aqui para mostrar q isso é possível e ajudar essa empresa a atingir seus objetivos”.
Imagem: Foto: Lucas Dias/GP1O evento aconteceu na FIEPI(Imagem:Foto: Lucas Dias/GP1)O evento aconteceu na FIEPI
A vice-governadora Margarete Coelho chamou atenção para a necessidade de exportação que os empresários piauienses devem ter e pela união com os governos. “Todo estado tem que se preocupar com exportações. O estado que só produz para o supermercado interno, a tendência é que não se desenvolva. É a involução. Então, o estado do Piauí tem que se preocupado com isso. Nós estamos trabalhando em um plano de uma criação de cultura exportadora. Além criar os equipamentos necessários como ZPE Porto Seco, os polos industriais norte sul, nós estamos buscando equipar estes instrumentos de estímulos da cultura exportadora. A integração do plano estadual com o plano nacional é importante para a sobrevivência do próprio plano, pra viabilizar. Nesse momento que o Ministério do Desenvolvimento vem aos estados pra ouvir, pra conhecer a nossa realidade, é importantíssimo, porque daí sairá um plano mais próximo da realidade e das necessidades do estado”, declarou.
Imagem: Foto: Lucas Dias/GP1 Lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora(Imagem:Foto: Lucas Dias/GP1) Lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Nerinho, afirmou que o Piaupi está investindo em infraestrutura como forma de estímulo aos empresários.  “Quando nós recebemos essa missão através da Sedet, de criarmos esse comitê, para que nós possamos exatamente reaproximar os empresários do Piauí, para criarmos a cultura exportadora, nos animou muito. Eu acredito que o Piauí está sim se preparando para exportar, o Piauí está sim fazendo seu dever de casa, Piauí está investindo em infraestrutura. Hoje sem sombra de dúvida, nossa malha rodoviária é uma das melhores do Brasil. Hoje estamos preparados para adequar nossos empresários e também trazermos novos empresários. E o Nordeste sem sombra de dúvidas, vai ser o celeiro da cultura de exportação”, afirmou.
 
Durante o evento foram realizadas palestras sobre o PNCE, Atuação do Ministério das Relações Exteriores nas Ações de Apoio às Exportações e sobre Drawback, sistema criado pelo Decreto-Lei 37/66, que desonera os impostos na importação vinculada a um compromisso de exportação, restituindo ao exportador os impostos alfandegários cobrados pela importação da matéria-prima utilizada na fabricação do produto exportado. Também foi apresentado um estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, sobre as potencialidades de exportação do Piauí.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.