Fechar
GP1

Piauí

Alunos protestam em Barras contra fechamento de cursos da UESPI

Após o ato, uma comissão liderada pelo deputado Georgiano Neto foi formada para debater o assunto na capital.

Com a proposta de chamar atenção das autoridades para os problemas existentes na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, alunos e professores protestaram ontem (11) no centro da cidade de Barras contra o fechamento de cursos no Campus Rio Marathoan, do referido município.
Imagem: Barras VirtualManifestantes exibem cartazes contra fechamento de cursos em Barras(Imagem:Divulgação/Barrasvirtual)Manifestantes exibem cartazes contra fechamento de cursos em Barras
O núcleo de Barras atualmente conta com três cursos: História, Geografia e Ciências Contábeis e 242 alunos no regime regular. O receio é de que o governo o torne um anexo ao campus de Campo Maior.
Imagem: Divulgação/BarrasvirtualAlunos e professores durante protesto no centro da cidade (Imagem:Divulgação/Barrasvirtual)Alunos e professores durante protesto no centro da cidade 
Movidos pela insatisfação dos alunos e servidores da instituição, a administração da UESPI recebeu na manhã desta terça-feira, 12, a presença do deputado Georgiano Neto (PSD), do prefeito do município de Barras, Edilson Capote (PSD) e do suplente de vereador Alfredo Barbosa, para dialogar e tratar demandas dos cursos da referida cidade.
Imagem: Divulgação/UESPIComissão se reúne com membros da reitoria da UESPI (Imagem:Divulgação/UESPI)Comissão se reúne com membros da reitoria da UESPI 
Na oportunidade, Georgiano Neto ressaltou a importância da manutenção e fortalecimento da universidade para Barras, um dos grandes municípios em contingente populacional do Piauí. “Recebi uma comissão de estudantes e vim para tirar dúvidas sobre a situação do núcleo de Barras. Estamos sensíveis às demandas dos municípios piauienses e em diálogo com a UESPI e o Governo do Piauí na expectativa de novas vagas em cursos de graduação”, destacou.

Reitores negam fechamento de cursos 

O reitor Nouga Cardoso e a reitora em exercício, Bárbara Melo, afirmaram que não há intenção de fechar cursos em Barras, e destacaram as melhorias do núcleo como a climatização e a implantação de brinquedotecas. “Estamos seguindo os regimentos do Conselho Nacional de Educação Superior e Conselho Estadual de Educação sobre a regularização dos referidos cursos. É de interesse do Governo do Piauí expandir a educação para mais municípios e, para isso, conta-se com incremento no orçamento das bancadas parlamentares e a proposição de concursos públicos para sanar os problemas”, afirmou Nouga Cardoso.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ailma do Nascimento, assegurou a continuidade dos cursos atuais e pediu tranquilidade aos alunos. Afirmou, ainda, que todos os alunos serão diplomados ao final da graduação. “Estamos levantando dados e solicitando nova análise para atender às demandas e não prejudicar o núcleo”, disse.

Participaram da reunião os pró-reitores Raimundo Dutra, Paulo Henrique Pinheiro, Benedito da Graça e o servidor representante da Comissão Central do PDI, Gerson Araújo.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.