Fechar
GP1

Piauí

Flora Izabel quer aplicativo Salve Maria como política de Estado

A deputada quer tornar o aplicativo uma política de Estado, ou seja, os próximos gestores do Estado ficam obrigados a manter o aplicativo.

A deputada Flora Izabel (PT) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei para instituir o aplicativo “Salve Maria” como política de Estado permanente de combate e enfrentamento à violência contra a mulher e de atendimento policial de meninas e mulheres.

O aplicativo criado pelo governo, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), já chamou a atenção de policiais norte-americanos, e tem como objetivo o combate ao feminicídio, onde as vítimas conseguem acionar a polícia. Ele pode ser baixado gratuitamente em qualquer smartphone na loja virtual Play Store. Em breve estará disponível para outras plataformas como iOS.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Flora IzabelFlora Izabel

A deputada quer tornar o aplicativo uma política de Estado, ou seja, os próximos gestores do Estado ficam obrigados a manter o aplicativo, dessa forma “para que tenha continuidade independente de quem seja o governador do Estado. O aplicativo, para funcionar, já tem apoio de um quadro de policiais civis e militares qualificados em termos de políticas voltadas para as mulheres vítimas da violência, ficando melhor assegurado por meio de uma lei”.

Flora Izabel ainda destacou a inovação feita pelo aplicativo, pois “mulheres, parentes ou pessoas da vizinhança podem formular uma denúncia de forma sigilosa e sem necessidade de deslocamento até um distrito policial. Com isso, a força policial poderá ir até o local da ocorrência para verificar a denúncia, proteger a vítima e colher provas para o inquérito policial. O Salve Maria permite que a violência seja detectada no momento da ocorrência, evita feminicídio, agressões às mulheres e gera dados estatísticos”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.