Fechar
GP1

Piauí

Festival de Cajuína conta com capacitação do Sebrae

O Sebrae no Piauí realiza uma série de capacitações durante o Festival, como oficinas de Licor de Caju, de Produção de Mudas de Caju e de Culinária do Caju.

O Festival da Cajuína segue até este sábado (26), no Riverside Shopping, zona leste de Teresina. O evento é uma realização da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí, Cajuespi, contando com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

“O Festival da Cajuína está em sua quinta edição e a cada ano buscamos oferecer uma programação com capacitações de alta qualidade técnica e que contribuam para a agregação de novos conhecimentos. Aqui fortalecemos o setor e promovemos a integração entre os produtores”, destaca o presidente da Cajuespi, Lenildo Lima.

O Sebrae no Piauí realiza uma série de capacitações durante o Festival, como oficinas de Licor de Caju, de Produção de Mudas de Caju e de Culinária do Caju. Além disso, a instituição promoverá palestras e debates como parte da programação do evento.

“A cajucultura é um setor relevante da nossa economia, especialmente pela produção da cajuína em nosso Estado. O Sebrae tem contribuído por meio de capacitações para que o produtor possa utilizar o caju de forma integral”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

  • Foto: Divulgação/AscomFestival da CajuínaFestival da Cajuína

O diretor também falou do relevante papel do Sebrae para que a cajuína do Piauí recebesse o selo de Indicação Geográfica e o certificado de Patrimônio Imaterial, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan. “Esses dois selos agregam valor à bebida, atestam a qualidade do produto e resguardam sua origem e história”, acrescenta.

Outras entidades também realizarão oficinas e palestras durante o festival, abordando temas como perspectivas da cajucultura; normatização para os produtos de caju; exigências para o registro da cajuína e outros assuntos.

Um dos temas que serão tratados durante o evento é produção de cajuína sem o uso da gelatina, com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, Fernando Abreu.

Ainda como parte da programação, acontecerão apresentações artísticas, escolha da garota cajuína, sorteio de um kit de irrigação para produtores e escolha da melhor cajuína.

CARAVANA

O Sebrae no Piauí viabilizou a presença de uma caravana de produtores rurais do município de Baixa Grande do Ribeiro, distante 583 quilômetros ao sul de Teresina, no evento. Os produtores são atendidos em diversas ações de capacitação do Sebrae por meio do Projeto DET Cerrado.

“O objetivo é que os produtores locais tenham um melhor aproveitamento da produção de caju na região. E o Festival é uma oportunidade de capacitação e obtenção de novos conhecimentos”, afirma o analista do Sebrae no Piauí e gestor do Projeto DET Cerrado, José Henrique Quental.

Doces de caju, castanhas, pratos feitos à base de caju e outras iguarias também são apresentadas durante o evento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.