Fechar
GP1

Piauí

TCE vai realizar capacitação sobre educação na região de Picos

O evento, que é organizado pela Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG), será realizado nesta sexta-feira, dia 1 de novembro.

Com o objetivo de capacitar gestores e estimular a participação de alunos, pais e comunidade no dia-a-dia das escolas públicas, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) vai realizar o Encontro Técnico TCE Educação – Picos. O evento, que é organizado pela Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG), será realizado nesta sexta-feira, dia 1 de novembro, no auditório da Câmara Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.tce.pi.gov.br.

As atividades fazem parte do Programa Piauí na Ponta do Lápis, implantado pelo TCE/PI este ano. O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação. Além de Picos, também já está agendado o encontro para a região de Parnaíba, que será realizado no dia 22 de novembro.

“Ao mesmo tempo que capacita gestores, diretores, professores, secretários da rede pública para questões recorrentes sobre a fiscalização do Tribunal, o Encontro Técnico TCE Educação vai estimular todos os atores da educação, incluindo alunos e pais de alunos, a fazerem o controle social, o que trará ganhos para todos”, explica a diretora executiva da Escola, Valéria Leal, reforçando que o evento é voltado para os municípios da região de Picos.

O TCE/PI também vai visitar algumas escolas de Picos para divulgação do aplicativo Piauí na Ponta do Lápis - a vertente gestão do Programa e o grande estimular do controle social. Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

Dessa forma, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Isso permitirá que os gestores possam adotar as providências de forma mais rápida e eficiente.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que o aplicativo já cadastrou todas as escolas públicas piauienses. “O Piauí na Ponta do Lápis permite que todos os gestores tomem conhecimento da situação das escolas pela visão dos alunos. Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem e é uma ferramenta incrível para todos que fazem a educação”, esclareceu. O aplicativo Piauí na Ponta do Lápis é gratuito e está disponível nas lojas Playstore e APP Store.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.