Fechar
GP1

Piauí

Hemopi convoca população após queda de 30% nas doações

Nos meses normais, o centro recebe até 150 doações por dia, já nos meses de junho e julho o número de doadores reduz para 80 por dia.

Foi verificado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), que durante o período das férias entre os meses de junho a junho, o estoque de bolsas de sague cai em 30%. Nos meses normais, o centro recebe até 150 doações por dia, já nos referidos meses, o número de doadores reduz para 80 por dia.

Por outro lado, no período das férias a quantidade de pacientes que precisam de sangue aumenta. Por esse motivo, o diretor geral do Hemopi no Piauí, Jurandir Martins, convoca a população que atende os pré-requisitos a doarem o mais rápido possível.

A campanha nacional de doação de sangue de 2018, tem como tema "Doe sangue regularmente, tem sempre alguém precisando de você". O tipo sanguíneo que tem mais demanda no centro é o sangue do tipo RH negativo e as plaquetas tem validade somente de cinco dias.

O Hemopi funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h. No Piauí, além de Teresina, as cidades de Picos e Parnaíba também possuem centro do Hemopi funcionando de segunda a sexta-feira.

Quem pode doar:

- Ter entre 16 a 69 anos;

- Pesar no mínimo 50 quilos;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado, não é necessário ficar em jejum;

- Apresentar documento original;

- Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

* Com informações da repórter Victória Xavier

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.