Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sem energia há 3 dias no Parque Mão Santa, comerciante passa a usar carvão

Na Rua Maria José Aguiar, também conhecida como Rua 5A, o fornecimento foi interrompido às 17h na última segunda-feira (02) e até o momento não foi restabelecido.

O GP1 voltou ao Parque Mão Santa, no bairro Vale Quem Tem, zona leste de Teresina, na manhã desta quinta-feira (05), onde os moradores estão amargando a marca de três dias sem energia elétrica. Na Rua Maria José Aguiar, também conhecida como Rua 5A, o fornecimento foi interrompido às 17h da última segunda-feira (02) e até o momento não foi restabelecido.

Cabos de energia seguem caídos ao chão e algumas equipes da Equatorial Piauí já estiveram no local, mas sem apresentar solução para o problema. Nossa reportagem conversou com os moradores que não conseguem deixar de esconder a indignação, como relatou Francisco Pereira.

Ele afirmou que a falta de energia no local é uma rotina na vida dos moradores e frisou que um transformador de energia apresenta problemas com frequência, mas a Equatorial apenas realiza consertos paliativos.

“Esse é o problema que durou mais tempo, mas já temos essa deficiência de energia há muitos anos, por conta de um transformador na outra rua que não suporta a carga de energia todo final de semana. A gente passa pelo menos oito horas sem energia. Eles preferem ficar fazendo remendos e não substituem o transformador. Então na segunda-feira, por volta de 17h, teve um temporal e chegou a danificar a rede, que está toda no chão, como vocês estão vendo. De lá para cá, imediatamente, a gente entrou em contato com a empresa e começaram a nos atender. Depois, por outras vezes, já não atendiam mais e quando atendiam diziam que vinham imediatamente, que tinham colocado como prioridade, mas quando vem é uma equipe que não tem condições de resolver, porque a gravidade é maior do que repassaram para eles”, disse Francisco.

Comerciante passou a usar carvão para garantir produção

O comerciante José de Ribamar desabafou ao revelar toda indignação com a Equatorial Piauí e questionou a inércia do poder público, diante do tamanho descaso com a população. Ele tem um self-service, onde necessita de energia elétrica para produzir refeições diárias. Em razão da falta de energia, ele passou a utilizar carvão para fazer as comidas e garantir a vendas.

"Trabalho com churrasco e self-service e vários dos meus produtos apodreceram. Não podemos parar porque não vamos ter como pagar as contas, todo tempo é assim. Sempre cai a rede, sempre tem essa falta de energia aqui. Então eu estou usando o carvão para fazer tudo, praticamente tudo. Cadê essa empresa [Equatorial]? A tarifa de energia está lá em cima, a gente paga em dia e quando precisa a gente tem prejuízo. Cadê o governo, cadê a prefeitura para olhar para a nossa situação? Estamos no período da eleição e eles não olham para gente. O governador está no gabinete dele, o prefeito está lá sossegado, não ligam para o pobre. Nós que somos trabalhadores e lutamos para sobreviver, estamos aqui nessa peleja. O meu pai é idoso, tenho uma sobrinha pequena. A rede de energia rompeu e está lá na porta do meu pai e nunca vieram arrumar. Isso é um descaso dessa empresa", criticou o comerciante.

Mais revolta

Francisco Pereira também relatou que precisou jogar fora todos os alimentos perecíveis. “Os alimentos perecíveis já se estragaram todos. Sem contar que estamos parados dependendo da energia. Crianças, idosos, todos dependem de energia. Não sei o que a gente faz porque já teve até movimento para chamar atenção. Queimamos vários pneus, o Corpo de Bombeiros veio, a equipe da polícia esteve aqui, mesmo assim no outro dia não apareceu ninguém. Continua o problema e sem esperança”, completou Francisco Pereira.

O que diz a Equatorial Piauí

Por meio de nota, a empresa Equatorial informou que o serviço para restabelecer a energia no local é de alta complexidade e assegurou que um caminhão será enviado ainda hoje para normalizar os servidos de energia aos moradores do Parque Mão Santa.

Confira a nota na íntegra:

“A Equatorial Piauí esclarece que as intensas descargas atmosféricas e os ventos que atingiram Teresina desde segunda-feira contribuíram para o aumento do número de ocorrências de falta de energia em algumas zonas de Teresina.

Devido ao volume de chamados, algumas ocorrências levaram um tempo maior para serem atendidas, mesmo com reforço em dez vezes das equipes de atendimento.

Acerca do Parque Mão Santa, a Equatorial Piauí diagnosticou mais de 200 metros de condutores danificados. A ocorrência é considerada de alta complexidade e a distribuidora trocará toda rede existente por outra protegida, o que evitará novos problemas. Um caminhão da equipe de manutenção já foi direcionado para o local”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moradores do Parque Mão Santa estão sem energia há mais de 60 horas

Equatorial ignora apelo de moradores e Parque Mão Santa segue sem energia

Moradores protestam contra falta de energia no Parque Mão Santa

Parque Mão Santa já está há mais de 24 horas sem energia elétrica

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.