Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias autoriza concurso para Polícia Militar com 690 vagas

O anúncio aconteceu no Palácio de Karnak e contou com as presenças do secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, do comandante da PM-PI, coronel Lindomar Castilho, e do deputado Fábio Abreu.

Alef Leão/GP1 1 / 15 Rubens Pereira e Fábio Abreu Rubens Pereira e Fábio Abreu
Alef Leão/GP1 2 / 15 Fábio Abreu Fábio Abreu
Alef Leão/GP1 3 / 15 Rubens Pereira e Fábio Abreu Rubens Pereira e Fábio Abreu
Alef Leão/GP1 4 / 15 Evandro Alberto de Sousa Evandro Alberto de Sousa
Alef Leão/GP1 5 / 15 Wellington Dias Wellington Dias
Alef Leão/GP1 6 / 15 Coronel Lindomar Castilho Coronel Lindomar Castilho
Alef Leão/GP1 7 / 15 Rafael Fonteles Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 8 / 15 O anúncio aconteceu no Palácio de Karnak O anúncio aconteceu no Palácio de Karnak
Alef Leão/GP1 9 / 15 Coronel Sousa Filho Coronel Sousa Filho
Alef Leão/GP1 10 / 15 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Alef Leão/GP1 11 / 15 Lindomar Castilho Lindomar Castilho
Alef Leão/GP1 12 / 15 Wellington Dias Wellington Dias
Alef Leão/GP1 13 / 15 Rubens Pereira Rubens Pereira
Alef Leão/GP1 14 / 15 Osmar Júnior Osmar Júnior
Alef Leão/GP1 15 / 15 Wellington Dias e coronel Carlos Augusto Wellington Dias e coronel Carlos Augusto

O governador Wellington Dias anunciou, na manhã desta segunda-feira (14), autorização de concurso público da Polícia Militar do Piauí que visa a contratação de 650 soldados e 40 oficiais. O anúncio aconteceu no Palácio de Karnak e contou com as presenças do secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, do comandante da PM-PI, coronel Lindomar Castilho, e do deputado Fábio Abreu.

"Aqui estou anunciando um concurso para abertura de vagas, são 650 vagas para soldados, teremos banco de reserva para outras etapas e 40 vagas para oficiais. O objetivo é garantir oportunidade de forma democrática para as pessoas que vão se preparar para o concurso feito através da nossa universidade estadual e ao mesmo tempo com isso garantir uma meta para que a gente tenha no mínimo 6 policiais militares em municípios menores garantindo 1 policial para mil habitantes no estado e trabalhando de forma integrada com equipamentos e sistema de comunicação", anunciou Wellington Dias.

Rubens Pereira ressaltou que o edital será publicado posteriormente. “Hoje não é o lançamento do edital, é autorização governamental para que se lance esse edital. São 650 vagas de soldados e 40 de oficiais, com esse ato de hoje o governador autoriza o Nucepe a realizar os procedimentos para o lançamento do edital”, afirmou.

“Durante o curso, no caso do soldado, eles recebem uma bolsa de R$ 1.700, que é correspondente à metade do salário. O oficial recebe uma bolsa de R$ 2.700 que também corresponde à metade do salário. O atual efetivo da Polícia Militar gira em torno de 5 mil oficiais, ainda há uma defasagem mas queremos, agora, de uma forma mais frequente enfrentar esse desafio”, declarou o secretário.

Em relação a como vai ser feita a distribuição dos aprovados nos municípios, o secretário explicou que: “Essa distribuição das vagas obedece a determinados critérios estabelecidos pelo governador: primeiro critério é que nós temos alguns municípios em que precisam ter no mínimo seis policiais, como também aqueles municípios que se encontram na divisa do estado e fizemos a relação de mil habitantes para cada policial. Claro que precisamos de muito mais, mas neste momento precisamos desse quantitativo para não desequilibrar a folha de pagamento”, relatou.

O deputado federal Fábio Abreu, que já foi secretário de Segurança, disse que além das vagas disponíveis, a corporação vai ganhar ainda mais 94 policiais de concursos anteriores. “ Temos também o início de uma turma de 94 policiais militares de turmas remanescentes, de concursos remanescentes que já iniciaram hoje, ou seja, do resultado que nós tivermos agora do nosso governador, somamos mais 94 militares que já vão estar se formando no próximo ano”, esclareceu.

Segundo Lindomar Castilho, a expectativa é de que o edital seja lançado ainda este mês. "Edital vai ser lançado após assinatura do governador, vamos começar a trabalhar isso com a Nucepe e pretendemos ainda este ano, e quem sabe até o dia 30 de dezembro tenhamos condições de apresentar ao governador esse edital para ser aprovado e publicado. Queremos começar já o ano com este calendário em rigor, com todas as etapas que serão feitas", declarou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.